Editorial
PG se transforma no maior canteiro de obras interior do Paraná
Da Redação | 02 de setembro de 2025 - 01:23

Ponta Grossa se transformou no maior canteiro de obras de infraestrutura urbana do interior do Paraná. Das regiões Leste a Oeste; do Norte ao Sul, a presença de máquinas e de operários faz parte de um interessante processo de transformação do cenário urbano dos bairros. São dezenas de frentes de trabalhos que vão garantir pleno desenvolvimento socioeconômico nas vilas mais longínquas. Empregos são gerados, os imóveis valorizados e o pó e o barro são substituídos pela massa de asfalto.
Cada obra segue um cronograma de etapas, desde a regularização da via, terraplanagem, preparação para receber a pavimentação, meio-fio, rampas, calçadas, drenagem e toda a infraestrutura necessária. A Prefeitura de Ponta Grossa ainda conta com uma equipe de servidores que atua na fiscalização e acompanha as etapas das obras, garantindo a plena realização dos serviços e o cumprimento dos prazos.
A pavimentação asfáltica é de suma importância para o desenvolvimento urbano, ao melhorar a mobilidade, a segurança no trânsito, a qualidade de vida da população e o crescimento econômico de uma região. As ruas e vias pavimentadas oferecem uma superfície mais lisa, resistente e aderente, facilitando o deslocamento de veículos, ciclistas e pedestres, ao mesmo tempo, em que reduz o desgaste dos veículos e a probabilidade de acidentes. Além disso, o asfalto contribui para a redução de poeira e lama, melhora a qualidade do ar e viabiliza o acesso a áreas comerciais e industriais, impulsionando a economia local.
Em toda essa transformação, deve haver a contrapartida do cidadão. Para manter a boa aparência de um imóvel, o morador deve realizar inspeções anuais, com manutenções preventivas (telhado, elétricos e hidráulicos), e mantendo áreas externas bem cuidadas, A iluminação adequada, tanto natural quanto artificial, e limpeza regular também são essenciais para a valorização do imóvel.
A Prefeitura está encerrando uma espera de 43 anos da população do Núcleo Habitacional Bortolo Borsato, em Uvaranas. Serão mais de oito ruas no Borsato, com investimentos de R$ 2,5 milhões. No antigo Bairro 26 de Outubro (fundos do Shopping Palladium), importantes ruas estão sendo pavimentadas após 201 anos de espera. Este setor é estratégico para o sistema viário da cidade, por permitir a ligação diretamente ao Lago de Olarias, um importante ponto de visitação turística.
A pavimentação é essencial para o desenvolvimento urbano. Ruas asfaltadas são requisitos básicos para o empresário abrir seu negócio (ou expandi-lo), fomentando a economia local, gerando renda e oportunizando empregos para os moradores. Ruas asfaltadas facilitam a oferta de serviços públicos.