Editorial
A GM exerce papel crucial no combate ao crime em PG
Mario Martins | 19 de agosto de 2025 - 04:54

A retração do índice de criminalidade, em Ponta Grossa, no primeiro semestre, tem muito a ver com o trabalho realizado pela Guarda Municipal. Tem agilidade no atendimento da ocorrência, efetivo à altura para atender as necessidades do município, tem tecnologia, viaturas e conta com bases fixas em pontos estratégicos da cidade.
A GM desempenha um papel crucial na segurança pública e proteção do patrimônio, atuando de forma diária e incisiva nos bairros, em proteção às pessoas e ao patrimônio. Sua importância reside na proximidade com a população, na capacidade de atuar preventivamente e na colaboração com outras instituições na busca por um ambiente mais seguro.
Em maio deste ano, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito aos órgãos de segurança pública. A Constituição elenca, atualmente, como segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.
Pela PEC 37/2022, aprovada pelos senadores, os municípios poderão atribuir funções às guardas ou polícias municipais, como proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública. Para isso, os municípios poderão mudar a lei o nome das guardas para "polícia municipal", "guarda civil", "guarda civil municipal", "guarda metropolitana" ou "guarda civil metropolitana". No entanto, a alteração de nomenclatura terá de ser feita por meio de concurso público ou transformação dos cargos e carreiras dos guardas municipais.
Recentemente, a Prefeitura de Ponta Grossa apresentou novos equipamentos adquiridos para uso das equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. O investimento é de mais de R$ 660 mil e inclui seis drones de alta performance com câmeras térmicas e equipamentos menos letais – lançadores e granadas de efeito, sprays de pimenta, projéteis de borracha, entre outros. Ontem (18), mais 48 veículos foram repassados à Secretaria de Cidadania de Segurança num esforço para melhor equipar o setor.
A Guarda Municipal é uma instituição fundamental para a segurança pública em Ponta Grossa, com atribuições claras e específicas, e desempenha um papel crucial na manutenção da ordem e da segurança. A GM é responsável pela proteção de bens, serviços e instalações municipais, como escolas, parques, praças e prédios públicos. Também atua na prevenção de crimes por meio de patrulhamento ostensivo, vigilância em áreas de risco e ações educativas.