Editorial
Um projeto à altura da importância de Ponta Grossa
Da Redação | 23 de maio de 2025 - 02:09

Um grande passo para o futuro. É assim que pode ser definido o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que será construído pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), na região do Lago de Olarias. É um projeto excepcional, por tudo aquilo que se propõe a oferecer. A inovação é um caminho essencial para transformar realidades, gerar oportunidades e construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
O ICT não trará impacto somente em Ponta Grossa, mas também na região dos Campos Gerais. O investimento como um marco no desenvolvimento tecnológico da cidade ao mesclar modernidade com sustentabilidade. O espaço simboliza o futuro sustentável de Ponta Grossa e Campos Gerais, demonstrando como as cidades podem transformar áreas naturais urbanas em hubs de inovação e conservação.
A proposta da universidade é de desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial para desafios sociais, ambientais, urbanos e desenvolvimento econômico. O espaço se destaca como um marco na consolidação da cidade como polo de pesquisa e tecnologia. O Centro de Pesquisas será, além de um marco no desenvolvimento tecnológico, um espaço que simboliza o futuro sustentável de Ponta Grossa e região, demonstrando como as cidades podem transformar áreas naturais urbanas em hubs de inovação e conservação.
O ICT está ligado à academia, com total sinergia na formação profissional. O foco principal do projeto e a formação em nível de pós-graduação de profissionais da região dos Campos Gerais. Com o ICT, a Unilivre constrói uma oportunidade de formação, cultura e inteligência artificial para toda a comunidade acadêmica e empresarial da região dos Campos Gerais.
A Unilivre, recentemente, também anunciou a assinatura de um contrato com a prefeitura de Ponta Grossa, para a execução de um projeto abrangente e inovador de recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale. O contrato firmado tem como propósito o desenvolvimento de estudos técnico-científicos e a realização de intervenções nas bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda, todas localizadas no perímetro urbano de Ponta Grossa. Este projeto visa implementar um Plano Estratégico de Recuperação Socioambiental e Reurbanização de Fundos de Vale, com foco em sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida nas áreas afetadas.
As intervenções serão voltadas para a recuperação ambiental e a promoção de melhorias estruturais, urbanísticas e sociais. Além disso, o projeto pretende integrar políticas municipais de desenvolvimento urbano, promoção social, habitação e conservação ambiental, colaborando diretamente com o município de Ponta Grossa na execução dessas diretrizes. O projeto envolve uma série de ações complexas e articuladas, abrangendo atividades de levantamento e análise técnica, desenvolvimento de infraestrutura, e mobilização social.