Editorial
A importância do turismo para a economia dos Campos Gerais
Da Redação | 11 de janeiro de 2025 - 01:09
Explorar o turismo é uma forma inteligente de ganhar dinheiro, de movimentar a economia e de fazer com que os olhos dos visitantes sempre estejam voltados às belezas naturais de Ponta Grossa. Gera emprego e renda, melhora as expectativas de rendimentos de setores como a rede hoteleira, o comércio e o transporte.
Recentemente Ponta Grossa alcançou a Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. A união de esforços entre os entes públicos e privados colocou o Município entre os 145 destinos mais relevantes do Brasil e principal dos Campos Gerais. Neste ano, a meta é implementar 40 projetos.
Um edital deverá ser publicado nas próximas semanas pela Prefeitura de Ponta Grossa para detalhar os projetos contemplados pela Lei de Incentivo aos Eventos de Fluxo Turístico, em 2025. A regulamentação autoriza o Poder Executivo a conceder, aos incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos, desconto no pagamento do IPTU. O desconto será concedido apenas aos contribuintes que incentivarem eventos geradores de fluxos turísticos aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo. O limitado financeiro da renúncia de receita anual decorrente da aplicação desta Lei é de R$ 1,6 milhão.
Os setores do Turismo e da Cultura têm papel fundamental na economia dos municípios, sobretudo pela capacidade de gerar emprego e renda em seus mais variados segmentos. Importante ressaltar que no ano passado, um dos segmentos que mais impulsionam a economia regional foi o turismo de negócios e eventos. Feiras, congressos e simpósios como Agroleite, Efapi e Congresso de Administração movimentam cerca de R$ 800 milhões por ano, atraindo visitantes de todo o país. A presença de um polo industrial forte, com mais de 2 mil fábricas, e a referência na produção cervejeira, também contribuem para o crescimento do turismo de negócios na região.
Em 2024, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conheceu importantes atrativos turísticos da região, acompanhado de representantes da Secretaria do Turismo e da Fomento Paraná. Sabino visitou o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, o Museu de Ciências Naturais da UEPG e o Parque Histórico de Carambeí. Ele afirmou que os governos estadual e federal atuam em conjunto para trazer novos voos para a região dos Campos Gerais.
Essa é uma região turística fantástica e para fomentar ainda mais a visitação é preciso atacar o principal gargalo, que é a conectividade. Por isso, o Governo Federal e o Governo do Paraná estão imbuídos em melhorar o acesso de todo o País à região dos Campos Gerais, especialmente Ponta Grossa, em parceria com as companhias aéreas. É preciso tentar novos voos nacionais e uma rota aérea direta da Argentina para Ponta Grossa.