PUBLICIDADE

Os números do emprego e os desafios de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Os números do emprego e os desafios de Ponta Grossa

O grande desafio de Ponta Grossa, neste ano, é consolidar a liderança no ranking dos municípios do interior do Paraná que mais geram empregos. Precisa fortalecer as parcerias para a qualificação da mão-de-obra e impulsionar a política de atração de novas indústrias. Neste mesmo cenário, as atividades voltadas ao crescimento do comércio – um dos importantes pilares da economia -, devem estar na lista de prioridades.

O município de Ponta Grossa recebe inúmeros investimentos industriais, com bilhões aplicados nos últimos anos, com diversos já concluídos e outros vários em execução. Isso é fruto do otimismo dos empresários e da logística favorável. A diversidade do parque industrial também é favorável para a economia regional. Ponta Grossa tem uma indústria que tem características locais, mas ela não é tão vocacionada como outras regiões do estado.

Divulgado ontem (27), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostrou que, em fevereiro, Ponta Grossa abriu 865 vagas de trabalho no mercado formal. Os setores econômicos admitiram 5.990 trabalhadores e demitiram 5.125. Um detalhe importante é que este saldo é melhor do que o registrado no mesmo mês de 2023, quando foram criadas 608 vagas.

Com o resultado de fevereiro de 2024, Ponta Grossa se classifica no Paraná como a oitava cidade que mais gerou empregos no mês. Figuram à sua frente, Curitiba, com saldo de 9.567 vagas, Londrina, com 1.535, Maringá, com 1.448, Araucária, com 1.229, São José dos Pinhais, com 1.133, Cascavel, com 1.106 e Toledo, com 965.

A geração de empregos tem muito a ver com a capacidade do Município em preparar a força de trabalho para atender as expectativas do empresário. O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, vai ofertar 8.108 vagas em cursos dentro do projeto Qualifica Paraná 2024. Até o final deste ano, 220 localidades no Paraná (incluindo Ponta Grossa) serão contempladas com as unidades móveis de ensino do Senai-PR. O investimento do Estado em formação profissional para o mercado de trabalho será de R$ 16,9 milhões.

O projeto conta com 13 cursos direcionados ao preenchimento de vagas de emprego em diversos segmentos da economia: automação, confecção, elétrica automotiva, informática, instalações elétricas, mecânica industrial, manutenção de motocicletas, manufatura aditiva e prototipagem, mecânica automotiva, panificação, refrigeração, solda e usinagem.

Que ao fim deste ano, Ponta Grossa efetivamente se posicione entre as principais geradoras de emprego do interior do Paraná. Tem potencial para atingir este objetivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE