PUBLICIDADE

A iluminação pública entra em debate com a proposta da PPP

Imagem ilustrativa da imagem A iluminação pública entra em debate com a proposta da PPP
-

A partir de segunda-feira (5), a população de Ponta Grossa poderá consultar as diretrizes da Parceria Público-Privada (PPP), que prevê a troca das lâmpadas antigas, em toda a cidade, por modernas de LED. A opinião dos ponta-grossenses é importante, sobretudo pelos benefícios que essas mudanças trarão.

Muito além da função de iluminar as áreas urbanas, as PPPs de Iluminação Pública transformará as ruas, a vida e até mesmo as atividades econômicas do Município. O Executivo defende que a PPP da iluminação pública será um divisor de águas na história do Município, no que se refere a construção de uma cidade inteligente, inclusiva e voltada para o cidadão. Uma Audiência Pública está marcada para 15 de dezembro, das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores de forma presencial, com espaço para esclarecimento de dúvidas.

Em contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, o Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) foi apresentado para o município em dezembro de 2021 e o processo final deverá ser feito por meio de leilão. A expectativa é que o processo de leilão ocorra em fevereiro de 2023.

Levantamento realizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento, mostra que Ponta Grossa tem apenas 3% de iluminação pública em LED, compondo praças e parques, sendo 90% à base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. A prefeitura espera que 50 mil lâmpadas sejam substituídas por novas de LED.

Uma PPP de iluminação pública traz diversos benefícios à sociedade, entre os quais a Eficiência Energética (a redução superior a 50% no consumo de energia de IP dos municípios, aumento da vida útil das lâmpadas), além de economia: (diminuindo os gastos do governo, os investimentos podem ser aumentados).

As ruas com reforço na iluminação reduziram em 36% o número de crimes no período noturno. Com a PPP de Iluminação Pública, o Município utilizará lâmpadas LED, garantindo capacidade luminosa ao município. A tecnologia ainda tem um aproveitamento luminoso maior que as lâmpadas convencionais, pois usa a luz direcional. Com isso, os cidadãos se sentem mais seguros para caminharem entre as ruas, praças, jardins, avenidas e pontos de ônibus.

Ponta Grossa, com iluminação pública de qualidade e eficiente, conseguirá atrair novos investimentos e impulsionar o seu turismo. Afinal, as PPPs de Iluminação Pública oferecem mais segurança para seus comerciantes, estimulando o desenvolvimento das atividades econômicas locais, além de modernizarem as cidades e valorizarem o patrimônio público, como parques, praças e monumentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE