PUBLICIDADE

Ponta Grossa se destaca entre as 10 cidades do Estado que mais registraram aumento no número de motoristas. O volume de emissões de primeira habilitação na cidade cresceu 31,5% - quase quatro vezes mais do que o registrado no Estado. Por um lado, isso evidencia o crescimento econômico da cidade. Com maior poder aquisitivo, os ponta-grossenses estão comprando mais carros.

Ponta Grossa é a quinta cidade no ranking das frotas, fechando 2013 com 170,4 mil veículos em circulação. Conforme o último censo demográfico, de 2010, a cidade tem pouco mais de 333 mil habitantes, equivalente a um carro para cada dois habitantes, seguindo a mesma média estadual. Ponta Grossa ainda mantém uma média de aumento de 10 mil veículos por ano.

Duas questões devem ser analisadas: a primeira delas é se a cidade tem infraestrutura viária adequada para fazer com que essa frota circule em condições de segurança. O grande volume de carros, motos, ônibus e caminhões, nas vias, aumenta o risco de acidentes. Isso exige maior fiscalização e sinalização eficiente.

Outra questão – bastante pertinente – é se esses novos motoristas que chegam às ruas estão efetivamente capacitados para enfrentar o trânsito. O fato é que nem todos reúnem as condições necessárias para dirigir ou conduzir. São desatenciosos e não respeitam às regras básicas de trânsito. Não se pode generalizar, mas esta é uma realidade bastante preocupante.

Educação no trânsito tem duas vertentes: primeira, conhecimento teórico de regras e treinamento prático nas ruas; segunda, criação de valores que envolvem amor à vida e ao próximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indivíduo e resulta de sua vida familiar.

Também pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho bem mais complexo que a simples divulgação de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre é bem sucedida. O motorista, transformando-se em sério perigo para a sociedade. Testes psicológicos devem ser aplicados. Deve ser negado a licença de dirigir a todo cidadão que não revelar condições para fazê-lo com tranquilidade e segurança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE