PUBLICIDADE

Os números do Ideb refletem as ações da Educação

Imagem ilustrativa da imagem Os números do Ideb refletem as ações da Educação

Ao aliar o cuidado ao estudante e investimento em novas tecnologias, com propostas pedagógicas que preparam os jovens para o futuro em todas as etapas do conhecimento, o Paraná apresentou significativo avanço na educação pública. A observação é do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São muitas novidades no ensino médio do Estado. Além de plataformas tecnológicas no apoio pedagógico, parte das mudanças também foi feita no currículo, com a implementação de novas disciplinas que aproximam o estudante do processo aprendizagem e o preparam para o futuro.

Em 2021, o Paraná incluiu a Educação Financeira na matriz curricular do ensino médio com uma aula semanal (duplicando a para quem ingressou no novo ensino médio em 2022) e neste ano iniciou a Robótica Paraná, projeto extracurricular para mais de 15 mil alunos em cerca de 250 que será ampliada no próximo ano, também entrando no currículo de parte dos estudantes do novo ensino médio, ampliando o número de instituições e estudantes atendidos.

Além disso, o ensino de programação foi iniciado no ano passado como atividade extracurricular pelo Edutech e já neste ano letivo também está dentro da disciplina de Pensamento Computacional no novo ensino médio – ao todo são 150 mil estudantes em contato direto com o universo da linguagem de programação, mercado em plena expansão e carente de profissionais qualificados.

No fim de 2021, a Seed-PR entregou 10 mil computadores para colégios da rede estadual. Além da aquisição dos equipamentos, a pasta também distribuiu equipamentos de wi-fi para todas as escolas da rede, incluindo 1,2 mil switches (dispositivo que conecta todos os aparelhos de uma mesma rede) e 22,5 mil pontos de acesso wi-fi. O valor total desse investimento foi de R$ 65 milhões e, com a exceção de colégios em zonas rurais  sem oferta de fibra óptica, a velocidade de conexão também foi aumentada para 100mb nesse último semestre.

Pela proposta pedagógica e os diferentes investimentos, as escolas públicas do Estado alcançaram a nota 4,6, ultrapassando Goiás e Espírito Santo. O índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019, divulgado em 2020, quando o Paraná estava em 3º, com 4,4. Além disso, foi a maior escalada no ensino médio entre todos os estados brasileiros na história recente. O Paraná aparecia em 7º em 2017, subiu para 3º dois anos depois e agora está em primeiro lugar. A média nacional das redes estaduais, no ensino médio, ficou em 3,9.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE