PUBLICIDADE

O vandalismo continua afrontando a população

Imagem ilustrativa da imagem O vandalismo continua afrontando a população

As imagens de dois rapazes ateando fogo em palmeiras plantadas na calçada da Avenida München, nas proximidades do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), precisam despertar a repulsa na sociedade. É inadmissível a complacência com ações de vandalismo. O combate a esses atos deve ser responsabilidade de toda a população. Cabe aos órgãos de segurança identificar e localizar os autores, encaminhando-os à Justiça.

São recorrentes os casos de vandalismo, em Ponta Grossa, e esses atos interferem no cotidiano dos moradores. Recentemente, as regiões de Periquitos e Chapada ficaram mais de uma semana sem água potável porque a rede de distribuição foi vandalizada, A Sanepar se obrigou a comprar peças especiais e de grandes dimensões para restabelecer o sistema.

O vandalismo provoca o crescimento da desordem e, consequentemente, da criminalidade. No ano passado, um posto de saúde foi alvo de vandalismo. As portas foram arrancadas, não existem mais vidros e na recepção até o revestimento do balcão foi levado. Além disso, no espaço há muita sujeira e lixo espalhado - inclusive, lixo hospitalar. A Prefeitura realizou os reparos. É claro que a conta será paga pelo contribuinte.

As pichações são, em diversos casos, realizadas com o propósito de vandalizar o cenário urbano. Desenhos e palavras obscenas com letras estilizadas e de difícil compreensão causam um aspecto sujo à cidade, principalmente, quando feitos em uma propriedade privada sem autorização, em um bem público ou em um monumento histórico. Esses atos de pichação devem ser considerados vandalismo, já que denigrem e depredam esses elementos.

Vale lembrar que este ato de vandalismo é crime (dano ao patrimônio público), previsto no artigo 163 do Código Penal – “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos (R$ 1.045 a R$ 6.270).

Segundo o Departamento de Engenharia de Tráfego de Ponta Grossa, um dos principais problemas relacionados à sinalização viária é o vandalismo. A estimativa é de que ao menos uma placa de sinalização é substituída por dia em decorrência a ações de vandalismo, que podem causar acidentes, além de prejuízos ao Município. Por isso, é muito importante a contribuição da comunidade no sentido de informar a ocorrência dessas situações para que os reparos sejam realizados o mais rápido possível.

A sociedade tem um papel fundamental no combate aos vândalos, denunciando-os às autoridades policiais da cidade. Essa é a missão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE