PUBLICIDADE

Covid ainda é um risco em potencial para todos

Imagem ilustrativa da imagem Covid ainda é um risco em potencial para todos

A população ponta-grossense não deve esperar uma campanha de conscientização do poder público ou a imposição de medidas restritivas para perceber o aumento de casos de internamentos provocados pela covid-19. Indicadores da saúde mostram o avanço da doença. Os números remontam o pesadelo de hospitais superlotados.

Em Ponta Grossa, comparando as datas de 2 a 10 de maio, e 11 a 19 de maio, houve um aumento de 114% nos casos positivos para a Sars-CoV-2. Além disso, este mês já apresenta mais óbitos pela doença, em comparação a abril. Essa elevação nos casos também ‘ligou o alerta’ da Fiocruz, que anunciou, nesta sexta-feira (20), que a covid-19 já representa cerca de 41% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil. Com isso, cidades já têm recuado e recomendado a utilização de máscaras de proteção contra o coronavírus.

Matéria do Portal aRede e do Jornal da Manhã, produzida com base em boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa, mostra que de 2 a 10 de maio foram registrados 185 casos do coronavírus. Já de 11 a 19 de maio, foram contabilizados 396. Em relação aos óbitos, em abril foram seis mortes em razão da covid-19, sendo três casos retroativos. Neste mês de maio, até dia 19 (última quinta-feira), foram registrados 14 óbitos, sendo seis retroativos. 

Este não é um cenário exclusivo de Ponta Grossa. Os casos de covid-19 voltaram a predominar entre as ocorrências com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios. Atualmente, eles correspondem a 41,8% dos casos, registrados nas últimas quatro semanas epidemiológicas. No momento, a covid-19 ressurge como a principal causa de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre os resultados positivos de SRAG.

Com a baixa adesão do público 60+ nas campanhas de vacinação contra a gripe e a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde está reforçando a importância de os idosos realizarem o agendamento. Mas, é importante toda a população redobrar os cuidados, higienizando corretamente as mãos, evitando aglomerações e usando máscaras em ambientes fechados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

BOLA