PUBLICIDADE

Cidadão exige transporte público barato e eficiente

Imagem ilustrativa da imagem Cidadão exige transporte público barato e eficiente

O início dos testes com ônibus superarticulado, nessa segunda-feira (25), reconduz a população a admissão de uma eventual melhoria no sistema de transporte público. De outro lado, essa mesma iniciativa coloca em debate a necessidade da implantação de um sistema público eficiente e com preço justo. A passagem de ônibus em Ponta Grossa (R$ 5,50) é uma das mais caras do Estado e quem sabe do Brasil.

O ano que vem, além de Ponta Grossa completar 200 anos, será marcado também pelo fim do contrato de concessão com a atual concessionária do serviço. Algumas iniciativas já estão sendo tomadas pelo município para essa transição. Uma delas é a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para realizar consultas junto à população.

É importante lembrar que a reconfiguração do transporte coletivo da cidade é um dos grandes desafios da atual gestão. A realização destes levantamentos é o primeiro e grande passo junto à comunidade e será de extrema importância para avançar de maneira sólida em direção principal objetivo do usuário, que é promover um sistema de transporte coletivo eficiente e moderno para todos.

A missão não será nada fácil. A pandemia do novo coronavírus impôs novos desafios ao transporte coletivo de Ponta Grossa, que já enfrentava velhos problemas relacionados principalmente à impontualidade, à superlotação dos veículos, à insegurança e à falta de estrutura em pontos de ônibus e terminais de embarque.

O transporte público sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados. Tais problemas somaram-se à insatisfação popular com o aumento das passagens de ônibus.

O estudo realizado pela Prefeitura é importante. O que a população quer é um sistema moderno e com tarifa baixa. Abrir a concessão para mais de uma empresa é imprescindível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE