PUBLICIDADE

PG completa um ano de vacinação: o que mudou?

Imagem ilustrativa da imagem PG completa um ano de vacinação: o que mudou?

Nesta semana, Ponta Grossa completa um ano de vacinação. O início da campanha foi bastante comemorado, trazendo tranquilidade à população e a esperança de um enfrentamento eficaz à pandemia, que matou mais de mil pessoas na cidade. Desde 19 de janeiro de 2021, com o avanço dos trabalhos, o cenário foi se modificando de forma gradativa. O momento era de incertezas em relação à duração da imunidade e eficácia das vacinas contra as possíveis novas variantes, ou também se seriam capazes de conter os sintomas mais críticos e até fatais da doença.

A importância da vacinação para o controle da pandemia é consenso entre os especialistas do mundo todo, principalmente quando utilizada de forma coletiva, atingindo altas coberturas vacinais e evitando que a disseminação do vírus entre as pessoas seja maior do que a velocidade da vacinação, consequentemente, tornando a vacinação individual mais efetiva.

A vacina é fundamental. E quem não toma vacina está vulnerável, vira uma presa fácil dos vírus. Começa a ocorrer uma seleção natural, o vírus vai tentando se reproduzir através da infecção e ele vai procurar o hospedeiro que tenha menos imunidade. Quem não tomou vacina está com menos imunidade que os outros nesse momento, por isso a necessidade de vaciná-los. E para isso basta procurar uma unidade de saúde

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Ainda faltam dados para saber se as vacinas, além da proteção contra a doença provocada pelo novo coronavírus − especialmente sua forma grave −, também conseguem impedir a transmissão do vírus entre as pessoas. A ciência dará essa resposta em breve. Até lá, é salutar manter todas as medidas de contenção do espalhamento do vírus: a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, o uso regular e correto de máscara e o distanciamento físico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE