PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem A força do interior

A industrialização fez muito mais do que transformar a região dos Campos Gerais num grande celeiro de multinacionais. Trouxe oportunidades para milhares de trabalhadores e para os jovens que buscam o primeiro emprego. Impulsionou o desenvolvimento de cidades e movimentou a roda da economia.

É neste cenário que surge um levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos números da Relação Anual de Informações Sociais 2019. Este levantamento mostra que três municípios da região (Ortigueira, Ponta Grossa e Carambeí) estão entre os 15 que mais ampliaram o número de trabalhadores formais no Paraná. Somados os saldos desses três municípios, foram 7.655 novas vagas criadas, valor que corresponde a 7,6% do saldo do Paraná (100,5 mil postos criados no decorrer do ano).

A evolução do emprego formal nos municípios do Paraná, por localização geográfica, verifica-se que a geração de empregos ficou concentrada nos municípios do interior do Estado, entre 2003 a 2019. No acumulado do período analisado foram gerados 1,358 milhão de empregos no Paraná, destes 856.535 (63,1%) no interior e 501.839 (36,9%) na RMC. Na maioria dos anos analisados, os municípios do interior do Estado apresentaram melhores resultados do que os municípios que compõe a Região Metropolitana de Curitiba (incluindo a capital), mesmo em alguns anos que tiveram redução, os resultados dos municípios do interior foram menos significativos.

Em 2019, o interior do estado gerou 51.525 empregos formais em relação a 2018, representando 51,2% do total gerado no Paraná, já a RMC do teve uma geração de 49.073 empregos (48,8%), desta forma, o Paraná teve um aumento 100.598 empregos formais no ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE