PUBLICIDADE

Destaque nacional no emprego

Imagem ilustrativa da imagem Destaque nacional no emprego

Num ano tão difícil, marcado pela forte deterioração da economia, fechamento de empresas e com mortes de pessoas pelo coronavírus, a capacidade de Ponta Grossa gerar empregos é surpreendente. É uma cidade de oportunidades e com uma capacidade impressionante de enfrentamento da crise.

Somadas as 3.818 admissões e as 2.888 demissões no último mês de setembro, Ponta Grossa teve um saldo de 930 novos postos criados no período, número que impulsionou o total do acumulado do ano, que chegou a 3.140 vagas novas preenchidas no decorrer de 2020. Com esse total, o Município se consolida na liderança estadual, como o município que mais gerou empregos no ano, com mais de mil vagas a mais que a segunda colocada, e na quinta colocação no Brasil, em um levantamento que levou em conta todas as mais de 5,5 mil cidades brasileiras.

Matéria publicada na edição de hoje pelo JM, mostra quem em âmbito nacional Ponta Grossa ficou apenas atrás de uma capital (São Luis - MA) e outras três cidades, sendo uma delas do Sul do Brasil, Chapecó. As duas que mais criaram oportunidades entre janeiro e setembro foram Parauapebas (PA) e São Luis, com 7,5 mil e 7,3 mil vagas criadas, respectivamente. Depois, na lista aparecem Lençóis Paulista, em São Paulo, (3.330 vagas criadas) e Chapecó, em Santa Catarina (3.271) – ou seja, se Ponta Grossa tivesse criado mais 200 vagas no ano, ocuparia a terceira colocação nacional. Por outro lado, em âmbito estadual, o segundo município que mais gerou vagas em 2020 foi Ortigueira, com 2.112 vagas criadas, seguida por Matelândia (1.764) e Toledo (1.598).

O Paraná emplacou o quarto mês consecutivo de saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. O Estado abriu 19.732 novos postos de trabalho em setembro. É o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas de fevereiro, ou seja, antes do abalo causado pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, o Paraná passa a ter um estoque positivo no ano, com 1.092 vagas, algo que não ocorria desde março.

E muitos empregos poderão ser gerados desde que o investidor perceba a iniciativa do governo em qualificar o trabalhador, preparando-o para ser competitivo no mercado. Essa é uma estratégia importante considerando o momento difícil de pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE