PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem 15 anos salvando vidas

Se tem um serviço público pautado na eficiência, profissionalismo e de caráter humano notável é o Samu. Dificuldades à parte, o trabalho realizado pelo órgão, em Ponta Grossa, está salvando vidas há 15 anos.

Ativo desde 2005 no Município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, entre outras. 

Ao longo desses 15 anos, aproximadamente 600 mil atendimentos foram feitos à população. A frota atualmente é composta por cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e um helicóptero. É o Samu também responsável por toda a Central de Regulação Médica dos Campos Gerais, atendendo a todas as chamadas do 192. Neste ano, a regulação passou a atender as solicitações de municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, através da adesão ao consórcio do Samu Regional.

Em 2020, há uma média de 4 mil atendimentos realizados mensalmente pelo Samu. O serviço recebe mais de 140 ligações diárias para atender situações de mal-estar, crises convulsivas, surtos psicóticos, acidentes, transferências interhospitalares, quedas, paradas cardiorrespiratórias e diversos outros tipos de urgência e emergência.

Valorizar esses profissionais é o mínimo que o governo pode fazer. Precisam ser muito bem remunerados e agraciados com os melhores equipamentos de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE