PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Destaque no emprego

Contra números não existem argumentos. Os indicadores divulgados nessa quarta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), através da Secretaria de Trabalho, comprovam a capacidade do Município em gerar vagas de emprego. Considerando os números de 2020, Ponta Grossa é a cidade que mais gerou novas vagas de emprego em todo o Estado do Paraná. 

Matéria publicada na edição de hoje pelo Jornal da Manhã, mostra que essa posição de destaque não é exclusividade no Estado. Em âmbito nacional, entre as 5.570 cidades, Ponta Grossa ocupa a sétima colocação, atrás apenas de Itabirito (MG), Chapecó (SC), Cristalina (GO), Lençóis Paulista (SP), Paraupebas (PA) e a única capital da lista, São Luiz (Maranhão), que é a líder, com 5,8 mil vagas geradas. A diferença de novas vagas de trabalho para a terceira colocada (Lençóis Paulista) é de 349 postos de trabalho.

Qual é o segredo de Ponta Grossa? É muito trabalho, incentivo à industrialização, valorização do capital humano e qualificação profissional. O crescimento nos últimos 20 anos é notável. É uma das cidades mais ricas do país. E cada ano, novas multinacionais constroem unidades na cidade para ganhar mercado e crescer em toda a América do Sul.

A falta de emprego é o maior drama social de uma comunidade. Desse problema derivam-se quase todos os outros. Quando as pessoas estão bem colocadas no mercado de trabalho, é menor a pressão sobre qualquer governo por ações sociais urgentes, como saúde ou assistência. As famílias passam a ser autônomas, altivas, de maneira a exercer mais a cidadania e a depender menos do Estado.

A geração de empregos deve ficar no topo de prioridades dos governantes. É importante ressaltar que Ponta Grossa atinge esses índices mesmo no enfrentamento da crise da pandemia, responsável pelo fechamento de dezenas de empresas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE