PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Novo polo automotivo

Ao definir Ponta Grossa para instalar a primeira fábrica fora do continente europeu, a Tatra Truks abre as portas do Município para futuros projetos de outras montadoras. Com localização privilegiada, perto do Porto de Paranaguá, importante entroncamento rodoviário, com capacidade ferroviária e com aeroporto em atividade, a cidade possui a infraestrutura adequada para investimento industrial.

Desde a chegada da DAF, em 2011, iniciaram-se os constantes investimentos. O primeiro, de R$ 1 bilhão, foi consumido pela construção da fábrica e início das operações, em 2013. Em 2015, foi aplicado um aporte de R$ 60 milhões para a nacionalização da linha de motores PACCAR MX, além dos constantes desembolsos para desenvolvimento de novos produtos, serviços, aumento da força de trabalho e expansão da rede de concessionárias

Agora surge a Tatra. Essa será a primeira planta da montadora no Brasil. O barracão de seis mil metros quadrados que abrigará a multinacional começou a ser construído há aproximadamente um ano e fica no distrito industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376. Num segundo momento ela também terá uma pista de teste para os veículos no município.

Inicialmente a produção utilizará o sistema CKD (somente montagem no Paraná), mas os últimos meses de 2020 já serão utilizados para estruturar o início do ciclo de investimentos mais robusto da empresa nesta planta para produzir veículos a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras, especialmente paranaenses. A planta terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 caminhões/ano depois de 2025.

E com a instalação da Tatra, o Paraná se consolida como um dos maiores polos automotivos do Brasil. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE