PUBLICIDADE

Eleição com uma hora a mais

Imagem ilustrativa da imagem Eleição com uma hora a mais

No diferente ano de 2020, o processo eleitoral para a escolha do prefeito e vereadores também sofrerá modificações. Ontem (28), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

A medida é acertada, muito embora a consciência da população sobre a importância do distanciamento ainda esteja engatinhando. As pessoas precisam entender que o coronavírus é mortal e não pode ser subestimado. Soma-se a isso o fato de que muita gente não se cuida, não usa máscara e despreza as orientações básicas sobre higienização.

O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. A antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h -- atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O TSE adotará todas as medidas possíveis e razoáveis para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação.  Um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.

Dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 239.611 eleitores estão aptos a votar no pleito de 2020 em Ponta Grossa. De acordo com o levantamento do TSE, no Brasil são 147.918.483 eleitores aptos a votar no pleito deste ano. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE