PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Lei Seca e a pandemia

Além do ‘toque de recolher’ em vigência desde às 23 horas dessa sexta-feira (19), Ponta Grossa poderá decretar a ‘lei seca’. Ontem, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto 4.886/20 que orienta os municípios de todo o Estado a considerarem a restrição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte. O texto terá validade de 14 dias a partir deste sábado (20).

O que o governador não quer é que os casos costumeiramente derivados da embriaguez e desordens sobrelotem os hospitais públicos e continuem sendo um peso para as autoridades de segurança pública. As preocupações são muitas e se avolumam a cada dia com os casos crescentes de contaminação pelo coronavírus.

O decreto do governador também indica que a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. Poderão ser feitas operações em parceria com as Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias durante esse período.

Com sensatez, Ratinho Junior diz que ‘temos que tirar o estresse do sistema de saúde para focar naquilo que realmente é prioridade, que é a batalha contra a Covid-19’. Os policiais estão apoiando todo esse esforço e não podem gastar energias com outras histórias. O número de leitos de UTI foi aumentado nos últimos meses e é necessário que essa estrutura esteja apta a atender os infectados com a doença.

O objetivo dessa medida é conter os acidentes de trânsito ou aqueles decorrentes de confusões que provocam traumas. Isso é importante porque os hospitais deslocam grandes forças de trabalho para ajudar esses pacientes. Obviamente que os proprietários de bares e casas noturnas vão torcer o nariz por conta desta medida, mas terão que ter o devido entendimento do atual momento de crise.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE