PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Oportunidade aos jovens

Em tempos difíceis, num cenário totalmente adverso com a crise econômica, proposta como o Primeiro Emprego, lançada nessa terça-feira (9), pelo Prefeitura de Ponta Grossa, abre um túnel de esperança à profissionalização de centenas de jovens, no Município. A remuneração e a possibilidade de entrar no mercado do trabalho, são duas questões muito positivas.

Para incentivar a colocação de jovens no mercado do trabalho, o projeto tem por premissa fornecer crédito equivalente a 40% ou 20% do salário mínimo nacional mensalmente aos empregadores que contratarem pessoas, de 18 a 24 anos, que não possuem experiência profissional superior a seis meses de serviço.

Para este ano, 200 vagas serão ofertadas. Em 2021 o programa também deve continuar, com a admissão de mais 200 jovens. O tempo mínimo de contratação é 12 meses, podendo ser prorrogado posteriormente. Cada empresa poderá contratar até cinco funcionários pelo programa.

Os benefícios do Primeiro Emprego também atingirão as empresas, porque esses créditos servirão para a quitação dos tributos municipais, como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Em um País repleto de jovens, no qual 25% da população possui entre 14 e 29 anos, é importante que uma das primeiras experiências não seja somente valorizada, mas incentivada: o primeiro emprego. Assim, eles se renovam e se descobrem cidadãos ativos, dando novos significados as suas experiências.

O benefício maior é em caso de efetivação, já ter um funcionário capacitado e ambientado na empresa e na função. Mas, vários são os outros benefícios da aprendizagem: ao contratar um jovem aprendiz, a empresa estará contribuindo não só para a formação profissional do mesmo, mas também garantindo que ele permaneça no curso, pois a grande maioria dos jovens que participam dos cursos de aprendizagem possui origens nas classes menos abastadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE