PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Aulas: quando retornarão?

Em meio a tantas preocupações e incertezas por conta do avanço dos registros do coronavírus, pais e alunos encontram-se inertes, sem saber qual o futuro do letivo de 2020. Há várias implicações: tem contrato com o transporte escolar e compromissos com os pagamentos das mensalidades das escolas ou faculdades privadas. Tem, também, aquela parcela de estudantes que moram em imóvel alugado.

No começo deste mês o Governo Federal editou a Medida Provisória 934/2020, que altera o calendário escolar em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. A medida flexibiliza o cumprimento dos 200 dias letivos, mas mantém as 800 horas/aulas obrigatórias por ano. A Medida Provisória estabelece que caberá aos sistemas de ensino editarem normas para regulamentar o novo calendário escolar. 

As aulas de escolas e universidades estaduais do Paraná foram suspensas por tempo indeterminado no dia 20 de março por causa da pandemia do coronavírus. Um decreto estadual também suspendeu as atividades presenciais em instituições privadas.

O Estado passou a oferecer aulas à distância, pela televisão e internet, para que os alunos da rede pública não perdessem o ano letivo, o que colabora para que a decisão sobre o retorno às escolas seja tomada com cautela. A rede municipal de ensino, em Ponta Grossa, usa a estrutura da TV Educativa para transmitir aulas de reforço, mas não tem data para retomar as atividades em escolas e CMEIs.

É uma situação muito complicada. Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde confirma 38 novos casos de coronavírus no Paraná e mais 5 óbitos registrados em Curitiba (73, 85 e 93 anos), Londrina (82 anos) e São João do Ivaí (61 anos). Dos 1.063 casos confirmados totais: 502 já foram liberados do tratamento e 121 estão internados, sendo 50 em leitos clínicos e 71 em UTI. A taxa de ocupação de UTI adulto, exclusivos para pacientes da Covid-19, é de 26% no Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE