PUBLICIDADE

Produção e arrecadação

Imagem ilustrativa da imagem Produção e arrecadação

A arrecadação de tributos federais mais uma vez cresceu em Ponta Grossa e nos outros municípios do entorno, abrangidos pela delegacia regional da Receita Federal do Brasil. Somente no mês de janeiro, foram arrecadados quase meio bilhão em tributos fazendários e previdenciários. Foi um crescimento nominal de 6% na comparação com o obtido no mesmo período no ano passado. Em outra conta, de ICMS recolhido por empresas em Ponta Grossa em janeiro deste ano, o valor obtido foi de R$ 145,8 milhões, também superior ao registrado no ano passado.

Em ambos os casos, tanto a Receita Estadual quanto a Receita Federal, destacam que é a pujança regional que faz com que o valor recolhido em impostos cresça e se destaque em âmbito estadual. Em 2019, Ponta Grossa registrou um recorde de recolhimento de ICMS, e a região abrangida pela Receita Federal também teve um crescimento real e o valor obtido superou R$ 4,7 bilhões.

O Brasil segue sem grande crescimento em sua economia, em termos reais ainda abaixo do que foi registrado em 2013, ao analisar o PIB e ao volume de vendas do comércio, por exemplo. Contudo, Ponta Grossa e os Campos Gerais, uma das regiões mais beneficiadas pelo Paraná Competitivo, programa de benefícios fiscais que atraiu inúmeras indústrias, fez com que a queda fosse menor, e depois registrasse um crescimento acima da média.

Hoje, tanto a produção industrial quando a movimentação comercial se destacam em Ponta Grossa, Campos Gerais e municípios do entorno. Foram esses fatores que puxaram a arrecadação dos tributos na região.

E o detalhe é que esses investimentos não param por aqui: há obras em execução, como da DAF, do Madero, e outras que iniciarão em breve, como a Tatra, que irão gerar mais vagas de emprego e movimentar a economia, elevando ainda mais a arrecadação, que depois volta, em partes, para compor os orçamentos municipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE