PUBLICIDADE

Preservar para não se arrepender

Imagem ilustrativa da imagem Preservar para não se arrepender

Ponta Grossa não limites para crescer, mas tem a obrigação de preservar seu rico patrimônio mesmo num ritmo acelerado de desenvolvimento. É uma forma de manter viva a história, a tradição e a identidade de seu povo. Evitar a demolição de um prédio histórico, valorizar práticas culturais, promover festas ou rituais ligados a uma gastronomia típica, são formas de garantir a manutenção e a preservação do patrimônio histórico.

É neste sentido que se estabelece um parâmetro para dimensionar a importância da sessão pública de tombamento do conjunto arquitetônico da Rua XV de Novembro, que inclui uma série de imóveis históricos existentes no local.   Será a primeira vez em que todo um conjunto de imóveis urbanos passa por esse processo em Ponta Grossa. Serão tombados cinco edifícios no estilo Art-Decó, característico dos anos 1920, que fazem parte da paisagem, memória e identidade do espaço.

Importante lembrar que a Art-Decó é um estilo artístico que surgiu na Europa nos anos 20 e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores, entre outras áreas. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.

Os proprietários desses imóveis já foram notificados e estão dentro do prazo para pedir a impugnação, que deve ser analisada até o dia 27 de janeiro, sete dias antes da sessão. Nominada em 1920, a Rua XV de Novembro foi palco de importantes eventos políticos e sociais na história da cidade. Os imóveis que serão tombados ficam na quadra entre as ruas Sant’ana e Augusto Ribas. 

O processo de tombamento é fundamental para a proteção da história da cidade. Através deste instrumento de proteção é possível garantir que construções icônicas da cidade permaneçam compondo a paisagem urbana, continuem contando a história do povo e da cidade de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE