PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Presentão de Natal

A inauguração do Sesc Estação Saudade, ocorrida na noite dessa segunda-feira (16), tem um peso extraordinário para Ponta Grossa: é a história sendo mantida em sua essência e ao mesmo tempo a abertura de novas oportunidades para a população. Outro ponto relevante a destacar é que este precioso espaço nunca mais será abandonado, vandalizado e nem marginalizado. Muito pelo contrário: contribuirá decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico de um importante setor na área central de Ponta Grossa. É, de fato, um presentão de Natal

Construída entre 1899 e 1900 esta edificação sólida, elegante e expressiva com características arquitetônicas neo-clássicas e art-nouveau, tinha como função ser, além de um posto de entre cargas, passagem do trem internacional (Itararé–Uruguay). Na época destacou-se por sua localização e seu porte, e foi considerada uma estação de primeira classe.

Com o crescimento da ferrovia no Paraná, o prédio da Estação Paraná não atendia mais ao constante crescimento e movimento de passageiros e cargas, por isso foi construída e inaugurada em 1900 a Estação São Paulo-Rio Grande. Ela foi ampliada em 1908 e suas características originais permanecem intactas.

O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura. Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um Mini Museu Ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. 

A educação profissional também estará presente no prédio, por meio da Unidade de Educação Tecnológica Senac Estação Saudade. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE