PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Crescimento populacional

Ponta Grossa tem mais de 351 mil habitantes, segundo estimativa divulgada nessa quarta (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número é quase 1,1% superior ao divulgado no ano passado, quando a cidade tinha 348.043 moradores. Essa taxa está acima do crescimento nacional, que foi de 0,79%.

Se por um lado o crescimento populacional serve como referência para os repasses financeiros realizados pelo Estado e União, o aumento da população impõe novos desafios ao gestor público. Todas essas pessoas precisam de escolas, unidades de saúde, habitação, áreas de lazer, segurança, saneamento e qualidade de vida.

A nova estimativa populacional é divulgada aproximadamente 18 dias antes de o Município completar 196 anos. Nesta data, em 15 de setembro, há muito o que se comemorar. Segundo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), em termos industriais, Ponta Grossa está atrás de Curitiba e região, mas ultrapassou o PIB de cidades mais populosas, como Londrina e Maringá – a cidade gerou um valor adicionado bruto industrial, que é quanto cada setor gerou na elaboração do PIB total, na ordem de quase R$ 4 bilhões em 2016, último ano disponibilizado pelo IBGE; em Londrina, como comparação, o valor ficou em R$ 3 bilhões.

O fato é que as novas indústrias e as crescentes oportunidades de emprego, além da proximidade com a capital Curitiba e da qualidade de vida, deixam Ponta Grossa à frente de outros municípios quando se fala em crescimento populacional. Em Curitiba, por exemplo, o aumento no número de moradores foi de 0,8%, enquanto Londrina registrou crescimento de 1%. Foz do Iguaçu, por outro lado, teve queda de 0,1% nesse número.

Há problemas que precisam ser enfrentados. Ponta Grossa precisa de mais policiais tanto para resguardar a segurança da população, em seus diferentes bairros, como para fiscalizar as importantes rodovias que são fundamentais para a continuidade do desenvolvimento socioeconômico. Há favelas e moradores de ruas. Novas áreas de lazer são necessárias. O importante é não parar de crescer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE