PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Braço forte da segurança

É preciso reconhecer o comprometimento da Guarda Municipal em ações de combate ao crime e à violência, em Ponta Grossa. Atua exemplarmente em ações de apoio à Polícia Militar e à Polícia Civil, realiza suas próprias operações com resultados satisfatórios e ainda cumpre sua missão principal, é proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais conforme previsto no Art.144 da Constituição Federal. É uma corporação fundamentada na hierarquia e na disciplina, uniformizada e aparelhada, com treinamento e formação especifica.

A capacitação é essencial para o bom desempenho da Guarda Municipal na cidade, além de ser um dos dispositivos exigidos para a renovação do porte de arma dos agentes. Recentemente, 171 agentes autorizados a portar armas participaram de um curso sobre legislação, primeiros socorros, técnicas de abordagem e de tiro.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública tem a constante preocupação da qualificação dos agentes. Neste sentido, um dos principais objetivos é fornecer as ferramentas para que a Guarda Municipal atue como uma instituição cada vez mais técnica e voltada para o patrulhamento comunitário e preventivo.

Os resultados da Guarda Municipal são importantes. Em 19 meses, o órgão retirou das ruas de Ponta Grossa aproximadamente 100 quilos de substâncias entorpecentes. Grande parte dessa droga, é fruto do combate diário promovido pelas equipes ao tráfico e micro-tráfico. O combate efetivo ao distribuidor de drogas traz alento às famílias, enfraquece a teia criminosa da venda de maconha, crack e cocaína, e protege a população, em especial às crianças e adolescentes, que são os mais vulneráveis neste sistema.

Geralmente essas apreensões ocorrem durante abordagem de pessoas ou através da identificação de atitudes suspeitas através das câmeras de monitoramento. Isso demonstra a importância do trabalho constante e preventivo e que agora tem repercutido em números sólidos relacionados a atuação das equipes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE