PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem As complexidades do trânsito

Muito mais do que paciência ou testes, a reestruturação e modernização do sistema viário de Ponta Grossa exigirão grandes investimentos. Inverter sentidos de ruas, apenas, não corrigirá problemas históricos e nem eliminará os ‘gargalos’. São mais de 200 mil veículos em circulação na cidade. Os reflexos da falta de planejamento, no passado, começam a ser sentidos na atualidade.

O trânsito de Ponta Grossa é potencialmente complexo por conta das características estruturais da cidade. As ruas são demasiadamente estreitas, o relevo é muito acidentado, a área central é passagem obrigatória para centenas de motoristas, caminhões transitam livremente por vias congestionadas e não existem corredores exclusivos para os ônibus do transporte coletivo.

As ligações interbairros contribuíram para a melhorias da trafegabilidade. Mas, essas obras são conhecidas apenas pelos moradores de suas regiões, quando deveriam estar ao alcance de todos. Faltou, neste caso, a realização de campanhas para mostrar à população os benefícios desses investimentos. A sinalização e a orientação devem ser melhoradas.

Na semana passada, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) decidiu iniciar os testes para certificar-se da eficiência operacional do binário Bonifácio Vilela e Sete de Setembro. Os sentidos dessas vias foram invertidos. As mudanças impactaram significativamente no cotidiano dos condutores, dos comerciantes e das pessoas que utilizam essas duas ruas.

As reclamações são inevitáveis. Lojistas foram bater à porta da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg) pedindo a intervenção da entidade, sob a alegação de queda nas vendas e prejuízos causados pelas modificações no sistema viário.

Este binário só terá razão se não provocar transtornos para outros segmentos da sociedade. A Autarquia, ao final dos testes, precisa, sim, propor uma audiência pública para chegar a melhor decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE