PUBLICIDADE

Conscientização dos motoristas

Imagem ilustrativa da imagem Conscientização dos motoristas

A mobilização social, através de ações conjuntas, é capaz de chamar a atenção de condutores, passageiros e pedestres, estimulando a reflexão sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, consciente e cidadão.

É salutar a sistematização da educação para o trânsito para levar este assunto de maneira mais lógica ao cidadão. Não é apenas distribuir panfletos, mas buscar abordagens para atingir o público de forma mais abrangente. Vai muito mais além.

A conduta responsável objetiva diminuir a taxa de mortalidade no Estado, que é de 20,65%. Foram 2.338 óbitos em 2018, segundo o Detran-Paraná. São números de mortes superiores a países que vivem em guerra. É necessário tratar o tema com responsabilidade pelo Estado.

Neste cenário, a população precisa ter a consciência de que muito dinheiro que se gasta com acidentes de trânsito poderia ser usado de outras maneiras pela saúde. Assim, motoristas, pedestres, ciclistas, precisam cumprir cada qual o seu papel, pensar sempre na conscientização.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 37.345 mortes por acidentes de trânsito em 2016 no país, última contagem fechada pelo órgão. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas do trânsito.

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, está em relação aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, esse número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% - de 98 para 144.

O Maio Amarelo ocorre simultaneamente em 27 países e 423 cidades diferentes. O mês de conscientização foi lançado em 2014 a partir da “Década de Ações para segurança no Trânsito”, ação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mortes no trânsito em todo o mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE