PUBLICIDADE

Os benefícios da concessão

Imagem ilustrativa da imagem Os benefícios da concessão

Concedendo a exploração dos parques públicos para a iniciativa privada, o Governo do Paraná avança em alguns quesitos importantes para a conservação e sobrevivência desses espaços. Entre outros fatores, essa medida vai incrementar o número de visitantes, potencializar as ações de conservação, promover a conciliação entre conservação e uso público, aumentar a oferta de serviços aos visitantes e gerar oportunidades de trabalho e renda junto a essas unidades e às populações do entorno.

A proposta de concessão dos parques, que nasceu em Ponta Grossa, está, agora, na Assembleia Legislativa. A delegação à iniciativa privada se dará por meio de licitação, na modalidade de concorrência. Dois pontos turísticos dos Campos Gerais, o Cânion Guartelá e o Parque Estadual de Vila Velha, estão incluídos neste processo. Segundo o governo, a proposta busca estruturar novos modelos de gestão que permitam criar e favorecer condições para o desenvolvimento do potencial ecoturístico das Unidades de Conservação.

É importante ressaltar que essa proposta de cooperação com a iniciativa privada só tem sentido se abarcar questões importantes como desenvolvimento de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, atividades de lazer e de turismo ecológico, monitoramento, manutenção e outras atividades de gestão.

É preciso que governo, setor privado e sociedade civil compreendam a relevância social e econômica dessas áreas. A consolidação da visitação nesses espaços, uma das premissas dessa categoria de unidade de conservação, também é essencial para garantir a geração de emprego e renda através das Unidades de Conservação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE