PUBLICIDADE

Lixo de um; problemas de todos

Imagem ilustrativa da imagem Lixo de um; problemas de todos

O bueiro entupido, motivo de alagamentos e de uma série de transtornos à população, pode até ser resultado da falta de limpeza e de manutenção, mas é decorrente, também, de hábitos reprováveis de moradores, que não fazem o descarte correto de lixo. Em Ponta Grossa, é comum encontrar resíduos sólidos depositados em ruas, passeios ou terrenos baldios. 

Desde sacolas plásticas, embalagens de isopor, garrafas, papéis, vidro, calçados, roupas, guarda-chuvas, pneus e carcaças de aparelhos eletrônicos são encontrados em bueiros e nos arroios de Ponta Grossa. É a população quem descarta o lixo nas ruas, sem qualquer cuidado com o armazenamento. O papelzinho da bala, o copo descartável e a latinha de refrigerante são lançados ao chão, em espaços públicos, sem o menor constrangimento. 

Em dezembro e janeiro, por conta das chuvas, diversos pontos da cidade sofreram com inundações e estragos. Entretanto, entre os vários motivos que causam esse tipo de problema, está o descarte incorreto de lixo e de entulho. Sem a conscientização da população é impossível evitar problemas como os alagamentos. 

A orientação é que os moradores coloquem os resíduos sólidos urbanos apenas nos dias em que o caminhão da coleta passa e, se possível, em lixeiras ou depósitos, com o objetivo de evitar que a chuva arraste os sacos para os bueiros. Outra medida preventiva importante é que o morador não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas. 

A Prefeitura tem realizado um trabalho ininterrupto de desobstrução dos bueiros para minimizar os riscos, porém, sem o apoio da população o serviço torna-se insuficiente e ineficiente. Descarte irregular de lixo é crime determinado por lei, e pode render multa de, no mínimo, R$ 5 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE