PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Investir para crescer

Os números da prosperidade. Assim podem ser definidos os valores apresentados nessa quinta-feira, pelo Governo do Estado, ao Jornal da Manhã e ao portal aRede, responsáveis por impulsionar o crescimento. No ano passado, foram aplicados R$ 6,78 bilhões - 17% a mais do que em 2016. O valor inclui recursos dos três poderes e das empresas estatais, e equivale a 86,7% do orçamento inicial do Estado, que previa R$ 7,8 bilhões para investimentos.

Apesar da melhora na situação fiscal do Estado e do volume recorde de investimentos, o comprometimento com o ajuste fiscal deve ser permanente. É importante lembrar que a arrecadação de ICMS, principal fonte de recursos do caixa estadual, ainda teve um ano impactado pela crise econômica, com um crescimento real (já descontada a inflação) de cerca de 3%.

A perspectiva para 2018, apesar da melhora geral, é que as incertezas políticas e o andamento da reforma previdenciária possam afetar o desempenho da economia. No entanto, ressalta-se que as medidas adotadas desde dezembro de 2014 permitiram ao Paraná ingressar em 2018 em uma situação de controle em relação às suas despesas. Enquanto isso, outros Estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, enfrentam dificuldades econômicas.

Apenas como exemplo, os investimentos na área de desenvolvimento urbano ajudaram municípios a colocar em prática obras como construção de calçadas, ciclovias, praças, parques, renovação de frotas, de parques de máquinas, barracões industriais, além de grandes pavimentações, hospitais, escolas, creches e ginásio de esportes.

Ampliar os investimentos mantendo as contas públicas em dia é um desafio, mas apenas assim garante-se o desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida da população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE