PUBLICIDADE

Frísia tem receita bruta de R$ 6,4 bilhões em 2023

Foram mais de 1 milhão de toneladas de grãos recebidas no ano, além de 334,7 milhões de litros de leite produzidos

Ano passado, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, crescimento de quase 7% sobre o período anterior
Ano passado, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, crescimento de quase 7% sobre o período anterior -

A cooperativa Frísia apresentou faturamento de R$ 6,45 bilhões no ano de 2023. O número é resultado da produção de 1.084 cooperados em municípios dos estados do Paraná e do Tocantins. O investimento da cooperativa está presente tanto em marcas próprias como nas do sistema de intercooperação. As informações foram apresentadas no último sábado (24) na Assembleia Geral Ordinária (AGO), na sede da cooperativa, em Carambeí (PR).

O presidente da Frísia, Renato Greidanus, ressaltou que a fidelidade dos cooperados é fundamental para o sucesso da cooperativa. “O ano de 2023 foi bem desafiador no que se refere à captação de recursos e comercialização de safra. E, mesmo assim, chegamos ao fim do ano com números para nos orgulharmos. Apesar das dificuldades, a fidelidade dos cooperados e a estrutura do cooperativismo fez a gente chegar a bons resultados”, destacou. Estiveram também presentes na AGO o presidente executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; além de representantes da Sicredi, Sicoob Sul, BRDE, Eecooper e da consultoria externa que faz análise das demonstrações contábeis da Frísia.  

Ano passado, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, crescimento de quase 7% sobre o período anterior. A produtividade média diária dos cooperados saltou de 3.342 litros para 3.680 litros. Em relação a grãos, as unidades operacionais do Paraná e Tocantins receberam, em conjunto, mais de um milhão de toneladas, sendo 818.066 toneladas no Paraná e 186.143 toneladas no Tocantins.

No estado do Paraná, em 22/23, a área de primeira e segunda safras de soja, cultura mais plantada pelos cooperados, permaneceu estável, com 120.910 hectares. Já a produtividade média de soja dos cooperados da Frísia no Paraná superou a média da região de Ponta Grossa e do estado, com 4.264 kg por hectare. Esse número, inclusive, ultrapassou a safra passada da Frísia, que foi de 3.986 kg por hectare.

Em relação ao Tocantins, a área dos cooperados em soja em 22/23 foi de 35.753 hectares, superando, e muito, a safra anterior que foi de 20.135 hectares. Em relação ao ciclo anterior, o investimento na conversão de áreas de pastagens degradadas em lavoura e a entrada de novos cooperados possibilitaram um aumento de aproximadamente 80% na área cultivada, segundo os dados do Relatório Anual de Sustentabilidade da cooperativa. 

Atualmente, as 11 unidades de recebimento de grãos da Frísia têm uma capacidade total de armazenagem estática de 667 mil toneladas a granel e 28.650 toneladas ensacadas. Para o ano de 2024, está prevista uma ampliação dessa capacidade em 47 mil toneladas, com a conclusão de novos investimentos em silos de armazenagem nos entrepostos de Ponta Grossa I, Teixeira Soares e Tibagi, todos no Paraná.

COOPERADOS - No Paraná, onde a maioria das operações está localizada, estão presentes 938 cooperados. Já no Tocantins, onde está desde 2016, a cooperativa segue um processo de expansão e atualmente tem 146 cooperados. Os cooperados são distribuídos nos segmentos agrícola, pecuária leiteira e de corte, silvicultura e suinícola. A Frísia conta com 1.272 colaboradores, sendo 1.218 no Paraná e 54 no Tocantins.

No ano passado, os cooperados geraram 73,5 mil toneladas de produção florestal e 26,6 mil toneladas de carne suína. Para a pecuária de corte, a Frísia realizou parcerias com frigoríficos, facilitando a comercialização da carne de machos da raça holandesa.

Para o ano de 2024, está prevista uma ampliação dessa capacidade em 47 mil toneladas.
Para o ano de 2024, está prevista uma ampliação dessa capacidade em 47 mil toneladas. |  Foto: Patrícia Lucini.
 

HOMENAGENS - Na AGO, a Frísia também realizou homenagem aos cooperados com significativas contribuições ao longo dos anos. Foram homenageados pelo Conselho de Administração os cooperados que completaram 60 anos de associação à Frísia  - Manoel de Oliveira e Silva, Mario de Oliveira e Silva, Gustaaf Jacobus Timmermans e Dick Carlos de Geus - e também os cooperados com 50 anos: José Andre Krawczyk, Lauro Antonio Martins Taques, Odair Antonio Perreto, Thadeu Hampf e Werner Heinrich Schuller.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE