Indústria paranaense cresce 18,1% no quadrimestre

A média nacional de crescimento foi de 10,5%, com a região Sul liderando a expansão industrial


O resultado da produção industrial nos primeiros quatro meses de 2021 confirma o processo de recuperação da economia no Paraná. A indústria paranaense cresceu 18,1% no quadrimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, terceiro melhor resultado do País. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média nacional de crescimento no período foi de 10,5%, com a região Sul liderando a expansão industrial. O Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (24,4%) e do Rio Grande do Sul (20,5%).

O resultado de abril de 2021, na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi ainda mais expressivo. Primeiro lugar do Sul e terceiro do Brasil, a produção industrial estadual avançou 55,1% no período, reflexo da recuperação econômica, já que abril de 2020 foi um dos meses mais restritivos da pandemia da Covid-19. No País, o crescimento foi de 34,7%.

Com relação a março deste ano, o resultado de 0,2% no Estado foi menos expressivo, mas ainda positivo. Apenas seis das 15 regiões avaliadas pelo IBGE apresentaram crescimento no período, e no Brasil a retração foi de 1,3% de um mês para o outro.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial paranaense avançou 4,7%, dividindo o terceiro melhor resultado brasileiro com o Rio Grande do Sul. A média nacional de crescimento foi de 1,1% no período.

“Diversos índices mostram, mês a mês, que o Paraná caminha para superar os obstáculos impostos pela pandemia na economia. O crescimento da indústria paranaense é um deles, assim como a geração de emprego, recorde no quadrimestre, e a produção agropecuária”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Muitas empresas estão anunciando investimentos do Estado, resultado do bom relacionamento com o Governo do Estado e do bom ambiente do Paraná para negócios. É dessa forma, com a união de esforços, que vamos avançar”, afirma.


Setores

No quadrimestre, a indústria de transformação do Paraná avançou em 11 dos 13 setores analisados pelo IBGE. O crescimento mais expressivo foi na fabricação de máquinas e equipamentos, que aumentou 59,5% no período.

É seguido pela fabricação de produtos de madeira (49,7%); de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (41,2%); de veículos automotores, reboques e carrocerias (41%); de móveis (35,9%); produtos minerais não metálicos (34,1%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (25,5%); borracha e material não plástico (20,6%); outros produtos químicos (13,5%); bebidas (12,9%); e de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (10,3%).

As únicas retrações foram nos segmentos de produtos alimentícios (-4,8) e celulose, papel e produtos de papel (-6,6%).


2020/2021

Na comparação com abril de 2020, o crescimento foi expressivo em praticamente todos os segmentos, com destaque para a indústria automobilística, que saltou 4.006,9% com relação ao ano passado.

Também avançaram a fabricação de máquinas e equipamentos (311,3%); de móveis (148,8%); produtos de madeira (129,1%); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (79,5%); bebidas (76,1%); produtos de minerais não metálicos (64,3%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (57,1%); produtos de borracha e material não plástico (30,9%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (30,2%); e outros produtos químicos (4%).

Novamente, os setores que tiveram redução na produção foram o de celulose, papel e produtos de papel (-19%) e produtos alimentícios (-6,9%).

No acumulado dos últimos 12 meses (maio de 2020 a abril de 2021 com maio de 2019 e abril de 2020), o melhor resultado foi na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamento (29,6%). Na sequência estão os produtos de madeira (23%); móveis (20,9%); produtos de minerais não metálicos (20,9%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (15,9%); bebidas (14%); produtos de borracha e material não plástico (11,9%); coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (7,7%); máquinas e equipamentos (6,7%); produtos alimentícios (4,9%).

Houve queda na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-16,8%); celulose, papel e produtos de papel (-3,9%) e de outros produtos químicos (-1,9%).

As informações são da AEN

Copiosa promove feijoada em prol da Comunidade Pe. Wilton

Copiosa promove feijoada em prol da Comunidade Pe. Wilton...

Polícia prende homem acusado de estuprar criança em PG

Polícia prende homem acusado de estuprar criança em PG...

MM entrega 'Caminhão de Prêmios' para cliente

MM entrega 'Caminhão de Prêmios' para cliente...

Águia-cinzenta, ameaçada de extinção, é vista em Vila Velha

Águia-cinzenta, ameaçada de extinção, é vista em Vila Velha...

Saúde assegura R$ 1,3 bilhão em investimento

Saúde assegura R$ 1,3 bilhão em investimento...

Bolsonaro promete visitar a região a pedido da deputada Aline

Bolsonaro promete visitar a região a pedido da deputada Aline...

Paraná recebe nesta quarta 237 mil doses da AstraZeneca

Paraná recebe nesta quarta 237 mil doses da AstraZeneca...

AMTT testa novos itinerários do transporte coletivo

AMTT testa novos itinerários do transporte coletivo...

Balduíno Confeitaria fecha espaço físico em PG

Balduíno Confeitaria fecha espaço físico em PG...

Rotary promove ação para arrecadar alimentos e agasalhos

Rotary promove ação para arrecadar alimentos e agasalhos...

Coronavírus afasta vários jogadores do Operário

Coronavírus afasta vários jogadores do Operário...

Decreto restritivo será renovado no PR, diz Beto Preto

Decreto restritivo será renovado no PR, diz Beto Preto...

PG atinge 41,5% do grupo prioritário na imunização da gripe

PG atinge 41,5% do grupo prioritário na imunização da gripe...

PR ultrapassa 4 milhões de vacinas aplicadas contra a covid

PR ultrapassa 4 milhões de vacinas aplicadas contra a covid...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS