PUBLICIDADE

PG orienta produtores de uva para criar uma associação

Imagem ilustrativa da imagem PG orienta produtores de uva para criar uma associação
-

Prefeitura busca oferecer oportunidade e competitividade aos produtores locais

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu na última quarta-feira (27) a visita de produtores de uva de Ponta Grossa. O diálogo com o secretário Bruno Costa, bem como engenheiros agrônomos da SMAPA trouxe em pauta as vantagens dos produtores criarem uma associação ou cooperativa para o setor da vitivinicultura.  

O produtor, Rodrigo Sozim comentou que no setor existe uma demanda a ser preenchida no âmbito da assistência técnica, industrialização e logística. Atualmente, Ponta Grossa tem registrados nove produtores de uva. “Fomos orientados a montar uma cooperativa ou associação, e concluímos que esta saída realmente pode na auxiliar em diversos aspectos”, comenta Sozim.

A engenheira agrônoma Graziela Costa Tozetto explica que a SMAPA dará o suporte necessário para o cooperativismo. Segundo ela, agora é o momento da organização de documentos, membros, definição de objetivos, formulação de um estatuto, entre outras providências a serem tomadas pelos produtores. “Depois de formada a entidade, eles poderão buscar recursos governamentais, efetuar compras coletivas de insumos e efetuarem o beneficiamento da uva através de processos de agroindustrialização”, explica Graziela.

O secretário Bruno Costa comenta que o papel do governo é dar opções sustentáveis, oferecer oportunidades e competitividade aos produtores, e promover um sistema de abastecimento e segurança alimentar eficiente e eficaz para a cidade. Através do cooperativismo, torna-se possível incrementar os negócios de toda a cadeia da vitivinicultura, aumentando as vendas através de alternativas para diversificar a comercialização. “A SMAPA entende que a produção de uva tem potencial para desenvolvimento na região. Tudo o que for possível para fomentar o setor, será feito. Em virtude disso, estaremos juntos com os produtores neste momento de transformação”, finaliza Costa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE