PUBLICIDADE

Número de MEIs supera o de MEs em Ponta Grossa

Tônia destaca alta participação de empresas médias e grandes, que favorecem o empreendedorismo
Tônia destaca alta participação de empresas médias e grandes, que favorecem o empreendedorismo -

Com 3,4 mil novas formalizações em 2020, número total de MEIs chega a 19,7 mil, superando o de microempresas (19,3 mil). Construção civil é destaque na formalização e oportunidades

Nem mesmo a pandemia foi capaz de interromper o empreendedorismo dos ponta-grossenses. Números do portal BI do Sebrae apontam que o valor total de MEIs em Ponta Grossa chegou a 19.766 neste ano, valor que subiu com as 3.445 formalizações acumuladas desde o início de janeiro. Diante de 705 encerramentos, o saldo acumulado é de 2.740 novos Microempreendedores Individuais na cidade. Com essa soma, o número de MEIs superou o de MEs (Microempresas) na cidade, que atualmente é de 19.223. No total, somando as 1.620 empresas de pequeno porte e as 2.352 de médio e grande porte, Ponta Grossa possui um universo de 42.961 empresas.

Em uma análise do número da formalização de MEIs, que é praticamente o mesmo na comparação com o mesmo período em 2019 (2.744), Tônia Mansani, coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação, vinculada à secretária municipal de Fazenda de Ponta Grossa, analisa que a cidade teve um momento diferenciado durante a ‘crise’ ocasionada pela covid. Especialmente pela quantidade de obras em execução no setor de construção civil. “Alguns setores não foram tão afetados, como a construção, por exemplo, que cresceu e manteve contratando”, resumiu, apontando que este foi o setor que se destacou no número de formalizações e geração de oportunidades. “É claro que o turismo, a hotelaria, a gastronomia foram afetados, mas outros segmentos continuaram movimentando recursos na economia, que fizeram com que o município se recuperasse”, completou.

Já em uma análise mais ampla, de todos os setores empresariais, Tonia destaca o fato que o número de empresas de médio e grande porte (2.352) corresponde a 5,4% do total, diferente da maior parte das cidades do país, em que MEIs, MEs e EPPs correspondem a 99% do total do setor empresarial. De acordo com Tônia, é justamente essa dinâmica que favorece o empreendedorismo em Ponta Grossa. “Essas grandes empresas demandam dos pequenos. E quando elas vão comprar, buscam por qualidade e diferenciação, e é aí que falamos de inovação. E como o MEI cresce? É justamente pela diferenciação, para que se destaquem e chamem atenção do mercado, para que migrem, gerando o ciclo virtuoso”, assegura.

Tudo isso culmina no fato de Ponta Grossa, neste momento, ser destaque em âmbito nacional na geração de empregos. “Hoje temos Caged positivo, vagas sobrando e, ao mesmo tempo, pessoas empreendendo, o que mostra que o município já retomou o crescimento”, conclui.

Principal desafio é desenvolver a migração para ME

Tonia ressalta a facilidade na formalização do MEI e pequenas empresas, com os processos de desburocratização adotados no município, que estão favorecendo o ambiente de negócios. Contudo, destaca que há a necessidade de propiciar que esses empreendedores individuais possam crescer. “É preciso um ambiente favorável para que esses MEIs tenham para quem fornecer produtos e serviços, porque o MEI é a porta de entrada, e não de permanência. Então há o desafio de criar um ambiente, com a legislação, que tenha condições de atendê-los, e fazer com que consigam migrar para ME. É o que estamos fazendo hoje através da VOE, que é um programa que melhora o serviço deles, que promove a inovação”, acrescenta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE