Número de MEIs supera o de MEs em Ponta Grossa

Com 3,4 mil novas formalizações em 2020, número total de MEIs chega a 19,7 mil, superando o de microempresas (19,3 mil). Construção civil é destaque na formalização e oportunidades

 

Nem mesmo a pandemia foi capaz de interromper o empreendedorismo dos ponta-grossenses. Números do portal BI do Sebrae apontam que o valor total de MEIs em Ponta Grossa chegou a 19.766 neste ano, valor que subiu com as 3.445 formalizações acumuladas desde o início de janeiro. Diante de 705 encerramentos, o saldo acumulado é de 2.740 novos Microempreendedores Individuais na cidade. Com essa soma, o número de MEIs superou o de MEs (Microempresas) na cidade, que atualmente é de 19.223. No total, somando as 1.620 empresas de pequeno porte e as 2.352 de médio e grande porte, Ponta Grossa possui um universo de 42.961 empresas.

Em uma análise do número da formalização de MEIs, que é praticamente o mesmo na comparação com o mesmo período em 2019 (2.744), Tônia Mansani, coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação, vinculada à secretária municipal de Fazenda de Ponta Grossa, analisa que a cidade teve um momento diferenciado durante a ‘crise’ ocasionada pela covid. Especialmente pela quantidade de obras em execução no setor de construção civil. “Alguns setores não foram tão afetados, como a construção, por exemplo, que cresceu e manteve contratando”, resumiu, apontando que este foi o setor que se destacou no número de formalizações e geração de oportunidades. “É claro que o turismo, a hotelaria, a gastronomia foram afetados, mas outros segmentos continuaram movimentando recursos na economia, que fizeram com que o município se recuperasse”, completou.

Já em uma análise mais ampla, de todos os setores empresariais, Tonia destaca o fato que o número de empresas de médio e grande porte (2.352) corresponde a 5,4% do total, diferente da maior parte das cidades do país, em que MEIs, MEs e EPPs correspondem a 99% do total do setor empresarial. De acordo com Tônia, é justamente essa dinâmica que favorece o empreendedorismo em Ponta Grossa. “Essas grandes empresas demandam dos pequenos. E quando elas vão comprar, buscam por qualidade e diferenciação, e é aí que falamos de inovação. E como o MEI cresce? É justamente pela diferenciação, para que se destaquem e chamem atenção do mercado, para que migrem, gerando o ciclo virtuoso”, assegura.

Tudo isso culmina no fato de Ponta Grossa, neste momento, ser destaque em âmbito nacional na geração de empregos. “Hoje temos Caged positivo, vagas sobrando e, ao mesmo tempo, pessoas empreendendo, o que mostra que o município já retomou o crescimento”, conclui.

 

Principal desafio é desenvolver a migração para ME

Tonia ressalta a facilidade na formalização do MEI e pequenas empresas, com os processos de desburocratização adotados no município, que estão favorecendo o ambiente de negócios. Contudo, destaca que há a necessidade de propiciar que esses empreendedores individuais possam crescer. “É preciso um ambiente favorável para que esses MEIs tenham para quem fornecer produtos e serviços, porque o MEI é a porta de entrada, e não de permanência. Então há o desafio de criar um ambiente, com a legislação, que tenha condições de atendê-los, e fazer com que consigam migrar para ME. É o que estamos fazendo hoje através da VOE, que é um programa que melhora o serviço deles, que promove a inovação”, acrescenta.

Mais um caso de Covid-19 é registrado em Palmeira

Mais um caso de Covid-19 é registrado em Palmeira...

Motociclista não vê lombada e sofre acidente em Uvaranas

Motociclista não vê lombada e sofre acidente em Uvaranas...

Um vírus que fechou Santuários, mas não venceu a fé

Um vírus que fechou Santuários, mas não venceu a fé...

Concurso de crônicas revela vencedores

Concurso de crônicas revela vencedores...

Vizinhos fazem campanha para ajudar vítimas de incêndio em PG

Vizinhos fazem campanha para ajudar vítimas de incêndio em PG...

Recorde absoluto de calor pode ser batido até sábado

Recorde absoluto de calor pode ser batido até sábado...

Comércio projeta alta nas vendas no Dia da Crianças

Comércio projeta alta nas vendas no Dia da Crianças...

Paraná monitora caso das sementes clandestinas

Paraná monitora caso das sementes clandestinas...

Carro bate em mureta e motorista fica ferida em PG

Carro bate em mureta e motorista fica ferida em PG...

Bandidos invadem residência e roubam veículo em PG

Bandidos invadem residência e roubam veículo em PG...

Moto bate em meio fio e piloto sofre lesões graves

Moto bate em meio fio e piloto sofre lesões graves...

UEPG abre inscrições para o Eaic 2020

UEPG abre inscrições para o Eaic 2020...

IML confirma nome de motoboy morto na Souza Naves

IML confirma nome de motoboy morto na Souza Naves...

Pedreiro morre ao sofrer queda de 10 metros na região

Pedreiro morre ao sofrer queda de 10 metros na região...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS