Entidades elaboram plano para retomada econômica em PG

Com base em pesquisa realizada com mais de 500 empresas locais, grupo de trabalho aponta diretrizes para retomar o crescimento da cidade no período pós-pandemia

Um grupo formado por cinco instituições de Ponta Grossa desenvolveu um relatório de políticas públicas municipais para a retomada econômica pós-pandemia. Chamado ‘Plano Municipal de Retomada Econômica’, a proposta contou com a participação conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sebrae e da Prefeitura Municipal. Todas elas assinaram um termo de cooperação para a realização do plano.

A proposta foi criada com base em um levantamento realizado junto a 502 estabelecimentos locais, por meio de um questionário online. Dentre os participantes, 11% correspondem à indústria, 27% ao setor de serviço, 46% ao comércio e 6% à construção civil. A participação é bastante próxima da composição da estrutura produtiva do município, onde 10% são indústrias, 41% são do setor de serviços, 41% do comércio e 7% são da construção civil – de acordo com dados do RAIS.

O questionário aplicado na terceira semana do mês de agosto em empresas locais analisou seis variáveis: Atividades Produtivas e Encadeamentos; Expansão de Exportações; Atração de Investimentos; Inovação; Qualificação Profissional; e Relação de Trabalho.

O resultado de cada variável foi analisado por professores da UEPG, onde cada um ficou responsável por um tema. Com base nos dados coletados e em discussões com representantes das Câmaras Técnicas do CDEPG e com as entidades integrantes do conselho, foram as criadas diretrizes para a retomada econômica de Ponta Grossa no pós-pandemia.

“Foi um trabalho muito bem elaborado e com a ajuda de muitas pessoas, com a participação de todas as entidades de maneira efetiva. Temos em mãos um documento sem igual para ajudar no crescimento da cidade. Temos os apontamentos da pesquisa e pensamos em políticas em cima destes dados. Não é achismo, são diretrizes levantadas através de dados empíricos e com uma construção junto a entidades que sentem as dores dos representados”, afirma a vice-presidente do CDEPG, Priscilla Garbelini Jaronski.

Com os dados em mãos, o próximo passo é realizar reuniões para viabilizar a prática das medidas apontadas no plano de retomada econômica. Um dos objetivos é solicitar que a proposta faça parte do plano de governo do próximo prefeito de Ponta Grossa. Para isso, ele será encaminhado aos atuais candidatos para que ele possa ser integrado ao plano definitivo de governo, entregue ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) logo após as eleições. A proposta também deve se alinhar ao Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), elaborado pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2017.

Presidente do CDEPG, Wilson Oliveira ressalta que o trabalho reflete aquilo que foi definido no planejamento estratégico da entidade: articular as ações entre as instituições locais. “O trabalho é muito importante para que todos tenham a certeza de que, em todos os momentos, a participação foi coletiva, sem protagonismo. Foi uma somatória de forças e, só por isso, já é algo bastante positivo. O que ficou definido na proposta é um passo grande para o desenvolvimento da cidade. Agradeço a todos que se dedicaram, porque o trabalho voluntário não é fácil e percebemos que todos estão se doando pela nossa cidade”, destaca.

Nos próximos dias o CDEPG divulgará de maneira mais detalhada os dados sobre a pesquisa. O relatório final está disponível no endereço: https://cdepg.org.br/versão-final-pmre/ 

Operário figura no top-50 do mundo em utilização de jogadores

Operário figura no top-50 do mundo em utilização de jogadores...

PG tem 54 novos casos da Covid; total é de 5,5 mil

PG tem 54 novos casos da Covid; total é de 5,5 mil...

Pela primeira vez na história, PG tem candidato à Prefeitura com deficiência visual

Pela primeira vez na história, PG tem candidato à Prefeitura com deficiência visual...

Câmara adia pela terceira vez debate sobre proposta polêmica

Câmara adia pela terceira vez debate sobre proposta polêmica...

Pauliki destaca que Saúde será prioridade em futura gestão

Pauliki destaca que Saúde será prioridade em futura gestão...

PG terá primeiro debate entre candidatos a vice na história

PG terá primeiro debate entre candidatos a vice na história...

Operário leva sufoco, vence e sobe na tabela

Operário leva sufoco, vence e sobe na tabela...

Receita Estadual arrecada R$ 857 milhões na região

Receita Estadual arrecada R$ 857 milhões na região...

Calor faz produção de água bater recorde em todo o Estado

Calor faz produção de água bater recorde em todo o Estado...

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (06-10)

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (06-10)...

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (06/10)

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (06/10)...

Escritor ponta-grossense lança o livro "Sombras de um Herói"

Escritor ponta-grossense lança o livro "Sombras de um Herói"...

Capa da edição desta terça-feira (06/10/2020) do JM

Capa da edição desta terça-feira (06/10/2020) do JM...

Mulheres em Ação terá sua quarta edição especial

Mulheres em Ação terá sua quarta edição especial...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS