PUBLICIDADE

Lojas do comércio de PG abrirão nesta terça-feira

Imagem ilustrativa da imagem Lojas do comércio de PG abrirão nesta terça-feira
-

Acordo entre o sindicato patronal e laboral permite a abertura das lojas incluídas no decreto municipal neste feriado nacional de Tiradentes

A exemplo de como foi na Sexta-Feira Santa (10), último feriado nacional, o comércio de Ponta Grossa também abrirá as portas neste dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. A novidade foi confirmada no início da tarde desta segunda-feira, com a assinatura do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, que permite a regulamentação das atividades do comércio para hoje. A assinatura foi feita pelos presidentes dos sindicatos patronal e laboral, José Loureiro e João Vendelin Kieltyka. 

De acordo com o aditivo, as lojas poderão abrir as portas das 10h às 16 horas, como prevê o decreto municipal válido para esse momento de pandemia. Da mesma forma, não são todas as lojas que podem abrir as portas nesta terça, mas aquelas que constam no decreto municipal como por exemplo as óticas, joalherias, relojoarias, lojas de perfumes, calçados e confecções, e algumas outras não especificadas no decreto. 

Contudo, como houve uma flexibilizada recente pelo município, e as lojas que não podem abrir as portas nesta terça (como por exemplo de tecidos, móveis e eletrodomésticos, floricultura, papelarias, lojas de informática, entre outros), poderão atender ao público, mas com algumas restrições, como somente com hora marcada e respeitando o limite máximo de um cliente por atendente, sempre mantendo as portas fechadas, para que não haja procura espontânea pelo público.

Entre os objetivos da abertura neste feriado estão criar uma oportunidade de um dia a mais das pessoas fazerem compras e agendarem serviços, e fazer com que os empresários reduzam um pouco das perdas registradas nos dias parados, de modo a manter os recursos para pagar os custos e manter as atividades. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Loureiro, grande número de comerciantes entrou em contato com o sindicato para pedir essa abertura. “Eles ficaram duas semanas fechados, então esses 15 dias estão fazendo falta. E como mais um feriado iria atrapalhar, eles reivindicaram, sem exceção, então optamos por isso”, concluiu.

Medidas devem ser adotadas

Para o funcionamento, porém, os empresários deverão cumprir algumas exigências, previstas em cláusulas. Entre elas estão o fornecimento do vale-transporte deste dia aos empregados; fornecer a refeição aos empregados ou efetuar o pagamento de R$ 21,33, com intervalo mínimo de 30 minutos para o almoço; e o pagamento de adicional de 100% às horas trabalhadas, ou então a compensação do dia trabalhado com dois dias de folga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE