PUBLICIDADE

Comércio terá grande queda nas vendas nesta Páscoa

Imagem ilustrativa da imagem Comércio terá grande queda nas vendas nesta Páscoa
-

Retração ocorre pelo fechamento do comércio e incertezas quanto ao futuro, devido ao coronavírus

O fechamento do comércio de Ponta Grossa, através de decreto municipal, devido ao coronavírus, zerou o faturamento de diversos empresários nos últimos dias. Mesmo para as empresas consideradas de serviços essenciais há uma redução na movimentação, e consequente queda no faturamento. As vendas relacionadas aos itens de Páscoa, um feriado em que há o aquecimento no comércio em diversos itens, especialmente os ovos de chocolate, sofrerão grandes impactos, informa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Campos Gerais, José Loureiro Neto, que também ocupa o cargo de secretário Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. 

“A Páscoa está praticamente perdida”, resume o empresário. “O comércio vai reabrir na próxima semana, mas já não tem como recuperar o que já foi perdido”, completa. Ele fala por experiência própria. Como dono de uma empresa distribuidora de produtos, enquadrada no setor mercadista (e por isso está entre as empresas que pode funcionar neste período), que comercializa itens para a produção de ovos de chocolate e outros produtos atrelados à Páscoa, informa que a movimentação (e as vendas) no seu estabelecimento caiu 60% em relação ao mesmo período no ano anterior. 

Segundo ele, o movimento de clientes relacionado à Páscoa cresce por três semanas antes do feriado, ou seja, começaria a aumentar na segunda-feira anterior (23 de março). “Era para estar uma loucura de vendas de chocolate em barra, forminhas. Mas não vamos ter isso, porque mesmo se o comércio abrir na próxima semana, as pessoas não estarão saindo às ruas”, reforça.

Para ele, os mercados, também não deverão registrar alta nas vendas – pelo contrário. Eles estão entre os poucos estabelecimentos abertos e entre as únicas opções de compras dos ovos de chocolate. A insegurança quanto ao futuro, seja com emprego, salário, dívidas, entre outros, servirá como um ‘freio’ aos consumidores. “As indústrias estão começando a recolher ovos em mercados, para levar em outros lugares, para tentar vender mais rápido. Mas tem indústria que já anunciou a doação de 500 mil ovos de Páscoa para instituições de caridade, por saber que não vai vender tudo”, conclui.

Comércio retraiu 25,2% no Brasil

O comércio varejista nacional teve uma queda de 25,2% das vendas entre os dias 16 e 22 de março, em relação à semana anterior (de 9 a 15 de março). Na comparação interanual, ou seja, com o mesmo período do ano passado, a queda registrada foi de 9,5%. Os dados são de um levantamento com abrangência nacional feito pela Boa Vista, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Considerando apenas o fim de semana de 20 a 22 de março, a queda registrada é ainda maior: 36,6% contra o final de semana interior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE