PUBLICIDADE

Comércio de PG registra grande queda de movimento

Imagem ilustrativa da imagem Comércio de PG registra grande queda de movimento
-

Devido ao Covid-19, desde terça-feira o fluxo de cliente nas lojas reduziu em até 90% em alguns estabelecimentos

O coronavírus já começa a afetar a economia de Ponta Grossa. O alerta para que as pessoas fiquem em casa, para evitar o contágio, já começa a impactar especialmente no setor do comércio. Desde terça-feira (17), a redução no fluxo de pessoas foi visível nos estabelecimentos, informa José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio varejista de Ponta Grossa e Região, e também secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

De acordo com ele, a situação foi normal até segunda-feira. Mas com os novos casos e os decretos estaduais, municipais e federais, houve uma conscientização maior por parte da população. Neste primeiro momento, a situação chega a assustar os lojistas. “Já caiu mais de 50% o movimento do setor. Empresários me ligaram apavorados. Um me disse que o fluxo de loja caiu 80%; o outro informou uma queda de cerca de 90%. Então está impactando bastante”, resumiu Loureiro, que também é empresário do ramo. “Na terça já caiu o movimento, mas nesta quarta-feira despencou”, reforçou.

Ele relata que até o trânsito reduziu nas ruas da cidade, o que significa um menor número de pessoas circulando. É uma situação que ele afirma nunca ter visto antes, nem mesmo quando houve o caso do surto de H1N1. “Nunca tinha visto algo desta magnitude, dessa vez as pessoas estão mais preocupadas”, destacou. Tal queda já começa a preocupar os empresários. “A sugestão é que eles continuem abertos. Mas se aumentar a queda, fica mais caro manter a loja aberta do que fechada. Então vai ter que haver uma negociação”, acrescentou, lembrando que os empresários têm contas para pagar, mesmo se não houver a entrada de recursos pela falta de vendas. 

No setor industrial, os efeitos ainda são pequenos, e não há grande alteração na produção, informa Loureiro. Mas, segundo ele explica, como o comércio começa a reduzir as vendas, algumas indústrias da região serão impactadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE