PUBLICIDADE

Ibovespa acumula queda de 23% e dólar chega a R$ 4,72

Índice caiu 12% na tarde desta segunda-feira. Moeda americana alcançou maior valor nominal da história

Alta. Produto básico do dia a dia, o pão francês aumentará o preço já que o trigo é negociado em dólar
Alta. Produto básico do dia a dia, o pão francês aumentará o preço já que o trigo é negociado em dólar -

Índice caiu 12% na tarde desta segunda-feira. Moeda americana alcançou maior valor nominal da história 

O Índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, apresentou queda de 10% no início da manhã desta segunda-feira (9) e bloqueou instantaneamente as negociações, o chamado circuit breaker. A queda foi encabeçada pela baixa no valor do petróleo internacional, que caiu 20%. Ainda na tarde de segunda-feira o Ibovespa registrou queda de 12,26% e chegou a pouco mais de 86 mil pontos. Com isso o índice da bolsa acumulou queda de 23% em 2020. A cotação do dólar atingiu seu maior valor nominal e fechou o dia em R$ 4,72. A bolsa fechou o dia com a queda de 12,17%. Os 86 mil pontos alcançados pela bolsa foi o menor desde 28 de dezembro de 2018, quando o índice apresentava pouco mais de 85 mil pontos.  

Os impactos da alta da moeda americana serão sentidos a médio prazo em algumas situações do cotidiano. Por exemplo o pão francês, que por conta da comercialização do trigo ser feita em dólar, poderá apresentar alta no preço repassado ao consumidor. Mas a alta do preço não acompanha de maneira linear a alta do dólar, pois o trigo não é o único ingrediente necessário para a produção e o produtor analisa também as situações de mercado. 

De acordo com o economista Emerson Hilgemberg, a queda no preço do petróleo poderá impactar no valor dos combustíveis na ponta, ou seja, gasolina, etanol e diesel. “Se o preço do petróleo mantiver essa queda há perspectiva de que os combustíveis baixem de preço, mas se por um lado o diesel cai de peço, a demanda do frete, se a economia desacelerar muito forte, tende a cair também”, destaca.

Ainda de acordo com o economista, a instabilidade nas taxas de câmbio e na bolsa tendem a continuar, e isso deve ser afetado tanto pelos fatores coronavírus e petróleo, mas também pelas incongruências entre o presidente Jair Bolsonaro e o Congresso Federal. “Foi uma conjunção de fatores que levou a esse estresse. Fatores externos da economia, fatores externos do coronavírus e fatores internos da não aprovação de uma agenda de reformas”, finaliza. 

Petróleo caiu por brigas entre Rússia e Arábia Saudita

Os mercados de todo o planeta, que nas últimas semanas têm atravessado momentos de instabilidade por causa do coronavírus, enfrentam um dia de turbulências, após a disputa de preços entre Arábia Saudita e Rússia em torno do petróleo. Membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Arábia Saudita aumentou a produção de petróleo depois que o governo de Vladimir Putin decidiu não aderir a um acordo para reduzir a extração em todo o mundo. No Brasil, a queda no barril de petróleo afeta as ações da Petrobras, maior empresa brasileira capitalizada na bolsa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE