PUBLICIDADE

Paraná precisará qualificar 852 mil profissionais até 2023

Qualificação é necessária para área industrial
Qualificação é necessária para área industrial -

Para ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023

O estado do Paraná terá de qualificar 852.046 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia. O Mapa do Trabalho também pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado..

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes, que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

A gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, acredita que essa será uma boa oportunidade tanto para quem já está no mercado de trabalho quanto para quem está à procura do primeiro emprego. “A educação profissional no Brasil é uma área estratégica, pois qualifica o profissional para as demandas que o mercado de trabalho precisa. Essa necessidade é uma grande oportunidade para que os jovens que estão escolhendo uma profissão ou aqueles trabalhadores que desejam se recolocar no mercado de trabalho, possam ter essa chance de entrar para o setor produtivo”, aponta.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados, estão as de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (23.090) e as de mecânicos de manutenção de máquinas industriais (12.751). Já em relação à formação técnica, as ocupações industriais com maior demanda dentro e fora da indústria são de técnicos de controle da produção (15.409) e técnicos de planejamento e controle de produção (10.056). A área com maior demanda por qualificação é a metalomecânica (57.778), enquanto que para os com Ensino Superior, há a demanda para informática (21.227) e Gestão (18.448).

Demanda é de 10,5 milhões no Brasil

No Brasil, deverão ser qualificados 10,5 milhões de trabalhadores industriais até 2023 para suprir a demanda. O Senai constatou que as funções transversais, que permitem ao profissional trabalhar em indústrias de qualquer área, exigirão a maior demanda de formação profissional. Dos 10,5 milhões de trabalhadores que precisam ser qualificados, 1,7 milhão atuam nessa categoria, que abrange profissionais de pesquisa e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais, entre outras carreiras


Com informações das Assessorias e da Agência Rádio

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE