87% dos ponta-grossenses têm orgulho de morar na cidade

Pesquisa também mostrou que quase 90% da população está ‘satisfeita’ ou ‘muito satisfeita’ em morar em Ponta Grossa 

Morar em Ponta Grossa é motivo de orgulho para a maior parte da população. Uma pesquisa realizada no município neste mês de setembro, em parceria do Jornal da Manhã e Portal a Rede com a Opinião Instituto de Pesquisas, para celebrar o aniversário de 196 anos do município, apontou que 87,47% dos moradores têm ‘orgulho de morar aqui’. Entre os entrevistados, quase 90% deles disseram estarem satisfeitos ou muito satisfeitos de morar na cidade. A pesquisa foi feita em oito bairros distintos da cidade, e mais de 600 moradores do município foram ouvidos.

A pergunta, com alternativas fechadas, foi a seguinte: “Em relação a morar em Ponta Grossa, você diria que tem?”. Para esta pergunta, 87,47% dos entrevistados responderam que tem “orgulho de morar aqui”; enquanto que apenas 4,97% disse que tem “vergonha de morar aqui”. O percentual restante, de 7,56%, é de quem não soube responder ou preferiu não opinar. Desses que tem orgulho de morar em Ponta Grossa, a maior parte é homem, 91,24%; enquanto que 84,15% representa o público feminino.

A pesquisa também trouxe o detalhamento dessa pesquisa por faixa etária, renda familiar e por bairro. No quesito faixa etária, há um equilíbrio entre os que tem orgulho de morar na cidade, variando entre 84% e 88% nas faixas etárias de 16 a 24 anos, 25 a 34, 35 a 44 e 45 a 59, com destaque para o público com mais de 60 anos, onde o índice de satisfação atinge 95,3%. No âmbito da faixa de renda familiar, o orgulho varia entre 85% e 88% entre as famílias com até 1 salário mínimo de renda, entre 1 e 3, e entre 1 e 5 salários, havendo uma diferença maior apenas pelos que ganham mais de 5 salários mínimos. Para esse grupo, a satisfação cai para 76,4%. 

O segmentado por bairros traz números interessantes, mostrando que os moradores de Olarias são os mais orgulhosos de morar em Ponta Grossa, cujo índice atingiu 95,34%; enquanto que os menos orgulhosos são os moradores do Estrela, ainda assim com um alto índice de satisfação, com 79,1%. Também é interessante observar que nenhum morador do Centro da cidade que respondeu à pesquisa disse que tinha vergonha de morar em Ponta Grossa. 

Na outra pergunta, “em relação à satisfação que você tem morando em Ponta Grossa, você diria que?”, a maior parte, 75,59% informou que está ‘satisfeito’ em morar na cidade, enquanto que os ‘muito satisfeitos’, atingiram 13,82%. Os insatisfeitos somaram 9,07%, e os que não souberam ou não opinaram, 1,51%. Essa pesquisa mostrou que há mais homens satisfeitos com a cidade e que quanto maior a faixa etária, maior o grau de satisfação: a resposta de ‘muito satisfeito’ foi dada por 7,89% dos moradores entre 16 e 24 anos, 10,19% para os entre 25 e 34 anos, 11,70% para quem tem entre 35 e 44 anos, 18,42% àqueles entre 45 e 59 anos, e 21,13% para os com mais de 60 anos. 

Elizabeth Schmidt, vice-prefeita de Ponta Grossa, exalta o alto índice de satisfação da população para com a cidade. “Saber do resultado dessa pesquisa é motivo de muita alegria. Nos últimos anos, Ponta Grossa recebeu um considerável número de investimentos, em todas as áreas; nos consolidamos como a principal cidade do interior do Paraná. Nossa gestão contribuiu efetivamente com políticas públicas de resultado prático e imediato, fruto do trabalho técnico de toda a nossa equipe e do alinhamento com o Governo do Estado, que sempre nos prestigiou”, destaca.


Índice de confiabilidade é de 95%

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro deste ano, através de um questionário quantitativo por amostragem, aplicado por aferição. Foram ouvidos 617 moradores, todos eles com idade acima de 16 anos, em oito regiões de Ponta Grossa. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, com 95% de confiabilidade para a média geral da pesquisa. A abordagem foi feita de forma pessoal e em domicílios, em uma amostragem aleatória em três estágios: proporcional (bairros), simples (quadras) e sistemática (domicílios). A amostra foi distribuída de forma proporcional ao peso de cada bairro da cidade, confirme números do IBGE, e dentro desses bairros foram sorteadas as quadras.


O instituto
Fundada em 2006, a Opinião Instituto de Pesquisa é uma empresa paranaense especializada em pesquisas de opinião, tanto qualitativas quanto quantitativas, realizando pesquisas mercadológicas, eleitorais, de avaliação governamental, da qualidade do atendimento no serviço público, pesquisas sindicais, de comunicação e mídia, pesquisas sociais e ambientais, entre outras.

Em duelo de opostos, Operário encarara o Paraná Clube

Em duelo de opostos, Operário encarara o Paraná Clube...

2º Cross Duathlon fomenta o turismo na represa Alagados

2º Cross Duathlon fomenta o turismo na represa Alagados...

Portal aRede inicia projeto de podcasts diários: TanaRede

Portal aRede inicia projeto de podcasts diários: TanaRede...

Briga por comissões pauta primeira sessão ordinária

Briga por comissões pauta primeira sessão ordinária...

PG tem mais de 160 pessoas em busca de adotar filhos

PG tem mais de 160 pessoas em busca de adotar filhos...

Confira seu horóscopo para este Sábado (15/02)

Confira seu horóscopo para este Sábado (15/02)...

Globo tem “O Anjo de Hamburgo” como uma de suas produções mais arrojadas

Globo tem “O Anjo de Hamburgo” como uma de suas produções mais arrojadas...

Rudolf Polaco propõe 'Operação Bairros' em Ponta Grossa

Rudolf Polaco propõe 'Operação Bairros' em Ponta Grossa...

Vencedor de 'MasterChef - A Revanche' volta à Ponta Grossa

Vencedor de 'MasterChef - A Revanche' volta à Ponta Grossa...

Kalinoski se reúne com a SESA por retomada de obras em UBS

Kalinoski se reúne com a SESA por retomada de obras em UBS...

Professor de PG produz maquetes em miniatura de blocos de Carnaval

Professor de PG produz maquetes em miniatura de blocos de Carnaval...

Pequenos negócios estão otimistas com a economia

Pequenos negócios estão otimistas com a economia...

Willem Bouwman assume presidência da Castrolanda

Willem Bouwman assume presidência da Castrolanda...

Atelier Fernanda Nadal promove curso de moda

Atelier Fernanda Nadal promove curso de moda...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS