PUBLICIDADE

Trabalhadores da BRF retomam as atividades

Unidade em Carambeí conta com cerca de 1,5 mil colaboradores. Quem foi incluído no lay off passou por cursos ofertados pela Acipg
Unidade em Carambeí conta com cerca de 1,5 mil colaboradores. Quem foi incluído no lay off passou por cursos ofertados pela Acipg -

Lay off foi suspenso pela BRF e maior parte dos colaboradores voltou a trabalhar nesta segunda-feira

Chegou ao fim o Lay off na unidade de Carambeí da BRF. Com isso, a maior parte dos colaboradores da empresa, e também de outras duas prestadoras de serviço (Lavebras e Cdialhallal) retornou à rotina do trabalho nesta segunda-feira, dia 2. A parada ocorreu no final de maio segundo a BRF, pela necessidade de um reequilíbrio operacional e ajuste dos estoques. Na ocasião, a empresa divulgou que a produção deveria ser retomada até outubro, mas isso foi feito um mês e meio antes, trazendo ânimo para os trabalhadores, afirma Wagner do Nascimento Rodrigues, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Carambeí. “Isso cria a perspectiva de manutenção dos postos de trabalho e eventualmente de criação de novos postos”, disse.

Neste primeiro momento, a produção foi retomada em duas linhas de frango da planta. A terceira linha de produção voltará a operar em outubro, completando o pleno funcionamento da unidade. “Esse período foi importante para normalizar os estoques da companhia e otimizar a gestão da oferta para assegurar o equilíbrio do nosso sistema produtivo”, afirma Rubens Modena, diretor regional do Paraná da BRF, sobre o período de Lay off. Por esse motivo, como explica, Wagner Rodrigues, ainda não houve o retorno de 100% dos trabalhadores – o restante deve retornar até meados da primeira semana de outubro.

Em função da transparência e do compromisso com os trabalhadores, o secretário do sindicato Elogiou a postura da empresa. “Só temos a elogiar; foi tudo feito da forma mais transparente no retorno – e na negociação também. A empresa cumpriu integralmente com o combinado. Agora é aguardar a normalização da situação e esperamos que a unidade possa gerar empregos, que são tão importantes para Carambeí e a região”, concluiu Wagner Rodrigues. 

Durante a suspensão, os trabalhadores receberam qualificação da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa. Na grade do curso, foram abordados temas como boas práticas de fabricação, segurança alimentar, liderança, compliance, gestão ambiental, finanças pessoais, entre outros.

Colaboradores fizeram cursos

De acordo com a gerente comercial da Acipg, Larissa Pepe, foram 180 horas aula para cada participante, que somados chegaram a quase 6 mil horas de curso, que aconteceu em 31 turmas, distribuídas nas cidades de Ponta Grossa, Carambeí e Castro. “Foi a primeira experiência de lay off realizado pela Acipg e para nós foi um sucesso, principalmente por saber que todos os colaboradores retornaram aos postos de trabalho”, salienta Larissa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE