Campeã Suprema e Vaca do Futuro são da raça holandesa

Animais da raça Holandesa Preta e Branca conquistaram faixas de Vaca do Futuro e Suprema das Raças.

Pista de julgamento lotada e uma sequência de palmas que acelerava a cada segundo. Assim foi o encerramento do Agroleite 2019 na noite de sábado, 17 de agosto, na Arena Agroleite. Os expositores de animais, produtores e visitantes permaneceram na pista até o fim para assistiro desfile das campeãs e seleção dos melhores animais do evento: a Vaca do Futuro e a Campeã Suprema das Raças.

Os dois títulos foram disputados pelos três animais que ganharam o grande campeonato de suas raças, sendo uma Jersey, uma Holandesa Preta e Branca e uma Holandesa Vermelha e Branca.  A faixa de Vaca do Futuro é entregue a melhor fêmea jovem da exposição, e a de Campeã Suprema, para a melhor vaca adulta.

Nesse julgamento entraram em pista os dois juízes oficiais do Agroleite 2019, Luiz Felipe Grecco de Mello, responsável pela avaliação dos animais da raça Jersey, e o canadense, Brian Carscadden, que julgou os animais da raça Holandesa nas variedades Preta e Branca e Vermelha e Branca. E deu raça Holandesa Preta e Branca nas duas premiações.

Com relação a Campeã Suprema, os juízes mencionaram as qualidades da vaca escolhida, um animal que mostra mais feminilidade em sua cabeça e pescoço, é um pouco mais limpa na região da sua barbela e apresenta maior definição em seu ligamento central. “São três vacas excepcionais.  Parabéns aos expositores e criadores desses animais, essa disputa foi de altíssimo nível”, ressaltaram Mello e Carscadden após premiação.

Sobre os julgamentos da raça Jersey, Luiz Felipe comenta que a qualidade foi única e a quantidade de animais também, sendo o Agroleite a maior exposição da raça no Brasil em 2019, ultrapassando a feira de Braço do Norte que tradicionalmente é uma exposição muito grande de Jersey.

Carscadden, que já julgou outras oito vezes no Brasil, sendo quatro no Agroleite, relata que essa é a mostra de mais qualidade que teve a oportunidade de julgar em solo brasileiro. “Tenho certeza que as campeãs fêmeas jovens, as campeãs vacas jovens e as grande campeãs, são animais que disputariam as maiores exposições do mundo. Não posso afirmar que ganhariam, mas seriam extremamente competitivas em todas essas exposições e teriam possibilidades de ganhar”, assegura o canadense.

Ronald Elgersma, filho de Pedro Elgersma, criador e expositor da Campeã Suprema 2019, revela que o trabalho com a vaca vencedora, Halley Ruivinha Doorman 538 TE, iniciou muito antes, desde o acasalamento até o dia em que ela criou pela primeira vez. “Trabalhamos com ela em baia separada para ela poder chegar no nível em que ela está hoje. A satisfação é indescritível, ainda mais quando se trata de fazer uma grande campeã, uma suprema no Agroleite, que é uma referência hoje no Brasil. Não tem palavras”, relata o produtor de Arapoti.

Charles Salomons, criador e expositor da Vaca do Futuro, animal C.H. Salomons Estrela 1630 TE, conta que a bezerra participou de outras exposições esse ano e que sempre foi a campeã de sua categoria. No entanto, ela não se apresentava bem na grande roda e perdia. “Dessa vez ela chamou a responsabilidade para ela”, diz ao contar que a treinou de forma mais intensiva para o Agroleite. Salomons afirma que o amor dos filhos pelas exposições o faz continuar e dedica a vitória a toda equipe envolvida, funcionários que ajudaram no evento e os que trabalham na propriedade da família, veterinários e preparadores.

Informações da Assessoria de Imprensa.

Fantasma faz jogo inédito contra o Bugre na Série B

Fantasma faz jogo inédito contra o Bugre na Série B...

Obras no Mercado Municipal de PG serão retomadas

Obras no Mercado Municipal de PG serão retomadas...

Vendas do comércio de PG superam média estadual

Vendas do comércio de PG superam média estadual...

Capa da edição desta terça-feira (20/08/2019) do JM

Capa da edição desta terça-feira (20/08/2019) do JM...

A praga do vandalismo

A praga do vandalismo...

Trainee da Ambev quer formar os próximos líderes da inovação

Trainee da Ambev quer formar os próximos líderes da inovação...

Charge da edição desta terça-feira (20/08/2019) do JM

Charge da edição desta terça-feira (20/08/2019) do JM...

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (20/08)

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (20/08)...

Ar frio de origem polar atinge PG e região

Ar frio de origem polar atinge PG e região...

Coluna RC desta terça-feira (20/08)

Coluna RC desta terça-feira (20/08)...

Unopar promove conversa sobre aleitamento materno

Unopar promove conversa sobre aleitamento materno...

Exposição aborda a violência contra a mulher

Exposição aborda a violência contra a mulher...

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (20/08)

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (20/08)...

Denúncia acaba com apreensão de contrabando em Uvaranas

Denúncia acaba com apreensão de contrabando em Uvaranas...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS