PUBLICIDADE

Cooperativas do PR atingem 100 mil colaboradores

Três cooperativas da região geram, juntas, quase 5 mil vagas de emprego
Três cooperativas da região geram, juntas, quase 5 mil vagas de emprego -

Número de trabalhadores no setor no Paraná cresceu 8% em 2018. Maior parte deles estão na agroindústria

As cooperativas paranaenses elevaram o faturamento e ampliaram o número de contratações no decorrer de 2018. Números revelados pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) apontam que a quantidade de colaboradores cresceu 8,8% no ano, e que somados todos os registrados, alcançou a marca de 100 mil trabalhadores junto às 215 cooperativas do Sistema. No último dia do ano foram contabilizados exatos 101.228 funcionários no setor, dos quais, 81,4% estavam registrados junto ao setor agropecuário abrangia, 11,9% no de crédito e 6,1% no da saúde. 

Em um levantamento mais amplo, dados mostram que em dez anos o número de funcionários do setor quase dobrou, com 49.390 pessoas contratadas. A maioria das oportunidades ocorre em municípios do interior, em todas as regiões do Paraná (96% dos empregos gerados) e em estados vizinhos, principalmente Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. 

“As cooperativas paranaenses demostram seu firme compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil. São 100 mil pessoas contratadas diretamente pelo setor, além de centenas de milhares de empregos indiretos gerados como desdobramentos dos investimentos das cooperativas, no campo e nas cidades. Milhares de famílias estão economicamente ligadas ao cooperativismo”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Anualmente, o setor investe cerca de R$ 2 bilhões, direcionados em sua maioria para projetos de agroindústria, logística, armazenagem, além de estruturas de atendimento e modernização tecnológica”, completa. 

A região dos Campos Gerais dá a sua contribuição nesses números. Somente as três maiores cooperativas agroindustriais, por exemplo, a Frísia, Capal e Castrolanda empregam, juntas, 4.870 pessoas, e contam com 4.763 cooperados. A cooperativa dos Campos Gerais que mais emprega é a Castrolanda, sediada em Castro, a qual tem 3,2 mil colaboradores registrados. Muitos deles se referem aos colaboradores que trabalham nas três unidades de leite da intercooperação, com fábricas em Ponta Grossa, Castro e Itapetininga (SP).

Expansão

O ano de 2018 foi positivo para o setor. As 215 cooperativas registradas no Sistema Ocepar atingiram crescimento em todos os indicadores sociais e econômicos, como o faturamento, que teve alta de 19,5%, alcançando o montante de R$ 83,7 bilhões. O número de associados também expandiu, 14,5%, passando para 1.768.253.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE