PUBLICIDADE

Comércio de PG fecha trimestre com alta nas vendas

Setor de materiais de construção mantém-se estável em Ponta Grossa, com alta de 0,07%
Setor de materiais de construção mantém-se estável em Ponta Grossa, com alta de 0,07% -

Alta é registrada no acumulado mesmo com a redução na casa de 3,4% em março. Números trazem otimismo aos comerciantes

As vendas do comércio ponta-grossense seguem em alta neste ano de 2019. Embora março tenha sido negativo, seguindo a média estadual, o acumulado de vendas do primeiro trimestre está no ‘azul’, com um incremento de 1,3%. É um valor próximo à média estadual, onde o incremento entre janeiro e março está na casa de 2,5%. Os números foram revelados nesta segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio-PR), através da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente.

Uma das justificativas para que março deste ano tivesse uma retração perante o mesmo período em 2018, na casa de 3,45% em Ponta Grossa, foi o fato de o Carnaval ser celebrado no dia 5 de março, reduzindo o número de dias úteis na comparação com o ano passado. “Vários segmentos de atividades tiveram retração em março, mas isso foi em todo o estado. E Ponta Grossa segue com o saldo positivo no ano”, destaca Rafael Ribeiro, gerente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG).

Os segmentos de atividades aos quais se refere Ribeiro, no mês de março, foram farmácias (-28,7%), supermercados (-3,82%), calçados (-41,3%), livraria e papelaria (-15,2%) e concessionárias de veículos (-9,72%). Contudo, outros cresceram, como lojas de departamentos (24,6%), vestuário e tecidos (21,4%) e autopeças (4,48%). “Tem segmento que cresceu mais que os outros, e alguns que caíram bastante. Mas são tendências de mercado, são vendas exponenciais, dependendo das atividades, e alternam conforme o mês”, completa o gerente. 

Contudo, como ele explica, o que anima os comerciantes é que do ponto de vista político e econômico há boas perspectivas. “A expectativa do empresariado está positiva, e isso é muito importante, porque quanto mais pessoas compram, mais dinheiro circula na economia, e, com isso, todos ganham, criando um círculo vicioso”, ressalta Ribeiro, reafirmando a expectativa de pequeno crescimento no acumulado deste ano. Ele lembra ainda o Dia das Mães deste ano, que foi positivo – inclusive a Feira de Mães, realizada pelo Sindilojas, onde alguns comerciantes venderam até 30% a mais do que no ano passado.

Região Oeste lidera crescimento nas vendas no Paraná

No Paraná, houve baixa de 5,95% na comparação entre os meses de março. No acumulado do trimestre, os setores com maior faturamento foram os de óticas, cine-foto-som, com aumento de 38,73%, e as lojas de departamentos, que tiveram elevação de 30,29% nas vendas. No comparativo entre as regiões do estado, o melhor resultado no trimestre foi verificado na região Oeste, com aumento de 6,08%. A pesquisa também verificou aumento nas vendas em Maringá (4,25%), Curitiba e Região Metropolitana (3,45%) e Ponta Grossa (1,30%). Já na região Sudoeste e em Londrina houve redução nas vendas, de 16,95% e 1,87%, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE