PUBLICIDADE

Receita Estadual fiscaliza mais de 10 postos em PG e região

Fiscalização ocorreu em mais de 10 postos da região
Fiscalização ocorreu em mais de 10 postos da região -

Operação Integrada 2019 foi realizada em diversos municípios paranaenses, com o objetivo de coibir a sonegação de impostos e estimulando assim a livre concorrência entre estabelecimentos

Postos de combustíveis da região dos Campos Gerais e de todo o Estado do Paraná foram fiscalizados, nesta semana, pela Receita Estadual. A ‘Operação Integrada 2019’, como foi chamada, teve início na segunda-feira e terminou nesta quarta, com inúmeras fiscalizações físico-quantitativas, com o objetivo de coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) junto ao setor e identificar a conformidade das práticas comerciais dos estabelecimentos com a legislação tributária. Em Ponta Grossa e região foram mais de 10 postos fiscalizados, explica a delegada da 3ª Delegacia da Receita Estadual em Ponta Grossa, Audrey Grubba.

“Fazemos a medição dos estoques nos tanques para ver a saída de mercadoria e comparando com a nota fiscal de entrada”, resume a delegada. Mais do que um simples ato de auditoria junto aos postos para impedir a perda no recolhimento de impostos, é uma ação que contribui com todos os motoristas paranaenses, especialmente no que compete a qualidade dos combustíveis. “Isso é positivo, porque se a empresa não tiver nota fiscal de entrada, não tem a origem do combustível. Se não há a nota, não tem procedência, e há o risco de vir qualquer tipo de combustível, inclusive adulterado”, completa a delegada.

A ação tem como meta punir os postos que apresentem algum tipo de irregularidade fiscal, estimulando assim a livre concorrência entre estabelecimentos com boas práticas, além de divulgar ao setor a importância do cumprimento das obrigações tributárias para o bem da sociedade. A fiscalização é composta de duas etapas, explica Audrey. A primeira foi concluída nesta quarta-feira, com a vistoria in loco. Depois, os postos onde foram identificadas algumas irregularidades serão notificados, e eles têm o prazo de defesa de dez dias.

Caso sejam identificadas irregularidades, o estabelecimento é autuado e o proprietário tem de pagar o imposto devido, além de multa. “Eles deverão pagar o imposto e mais 30% do valor da mercadoria, que é o combustível (e não do ICMS). É uma autuação bem alta”, ressaltou Audrey.  Se o posto de combustíveis apresentar um valor de autuação superior ao valor do seu capital social, é iniciado um processo para o cancelamento da inscrição do estabelecimento e o banimento dos sócios envolvidos do setor pelo prazo de cinco anos.

Novas operações estão previstas

De acordo com a Receita Estadual, as infrações mais frequentes nesse tipo de operação são a apuração de estoque sem documentação fiscal, venda de combustível sem documentação fiscal de saída e venda de combustível sem origem documental. A Receita Estadual deve divulgar um balanço final da Operação Integrada 2019 na próxima semana. Os postos que foram fiscalizados nesta semana foram relacionados pela própria inspetoria, de Curitiba. Contudo, a delegada ressalta que novas ações serão realizadas constantemente pela delegacia, não só nos postos ainda não fiscalizados, mas em todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE