PUBLICIDADE

Comércio do Paraná registra alta nas vendas em agosto

O setor de supermercados é um dos únicos que se manteve positivo em agosto e também está em alta desde janeiro
O setor de supermercados é um dos únicos que se manteve positivo em agosto e também está em alta desde janeiro -

Ponta Grossa, porém, foi um ponto fora da curva e fechou o oitavo mês do ano com retração de 3,4% 

O comércio paranaense ampliou as vendas no início do segundo semestre. A pesquisa conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), referente ao mês de agosto, mostrou um crescimento expressivo em todos as bases comparativas. Apenas no comparativo com agosto de 2017, por exemplo, houve um avanço de 10,22%, em média. A alta fez com que a média estadual no acumulado do ano subisse para 6,11%. Os melhores resultados do mês foram da Região Oeste (alta de 19,4%) e Londrina (14,2%).

Ponta Grossa, contudo, dessa vez foi um ponto fora da curva e registrou um resultado negativo. As vendas para agosto desse ano foram 3,4% menores, em relação ao ano passado. Apesar de baixo, foi um resultado ainda distante da Região Sudoeste, onde a baixa registrada foi de -12,98% na comparação com agosto de 2017. Três setores ficaram positivos em Ponta Grossa, com destaque para materiais de construção, que aumentou em 6,4%, seguido pelos supermercados, que ampliaram as vendas em 2,2%. “Porém, o resultado negativo em outros setores fez com que caísse essa média”, reconhece José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG). Os resultados mais baixos foram de óticas, cine, foto e som (-19,3%) e de vestuário e tecidos (-25,68%).

O resultado negativo também fez com que a média no acumulado do ano retraísse, se assemelhando muito com o volume de vendas de 2017, com uma variação de -0,02%. Contudo, a perspectiva é de que esse negativo seja revertido. “Realmente agosto foi um mês com movimento mais baixo. Mas setembro foi um mês melhor”, reforça Loureiro. No acumulado de janeiro a agosto, há cinco setores positivos e seis negativados. Os melhores resultados são das concessionárias de automóveis (+19,88%), lojas de departamentos (+16,7%) e calçados (+12,98%); enquanto que os mais negativos são combustíveis (-10,92%) e vestuário e tecidos (-17,38%).

Venda de veículos eleva números

No acumulado do ano, o faturamento do comércio paranaense aumentou 6,11%, principalmente pelas vendas das concessionárias de veículos, que ampliaram 32,31% devido ao aumento da procura por carros de luxo em Curitiba e Região Metropolitana e também às vendas de maquinários agrícolas na Região Oeste. O bom desempenho já era esperado em função da redução do desemprego no Estado e melhora na intenção de consumo das famílias, mensurado pela CNC, que registrou um bom momento para compra de bens duráveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE