PUBLICIDADE

Campos Gerais poderá ter distrito industrial regional

Principal objetivo é gerar o desenvolvimento regional, principalmente dos pequenos municípios

Imagem ilustrativa da imagem Campos Gerais poderá ter distrito industrial regional

A região dos Campos Gerais poderá ser a pioneira do Estado de um projeto que está sendo desenvolvido pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná: a criação de um Distrito Industrial Regional. Com o objetivo de dividir parte dos impostos gerados em municípios do entorno daquele que sediará os investimentos, a fim de criar um desenvolvimento regional, o projeto será apresentado, nesta próxima terça-feira (20) ao departamento jurídico da Casa Civil. Se passar e for aprovado, o município irá fazer a cessão do terreno ao Estado, que ficará responsável pela infraestrutura necessária e, também, para a captação dos investimentos à região.

O Presidente dessa Comissão da ALEP, o deputado ponta-grossense Marcio Pauliki, revela que o projeto se chama ’50-50’, por ser praticamente ‘autoexplicativo’ de como funcionará a metodologia de sua implantação. “A cidade sede do distrito irá ficar com 50% do ICMS gerado e os outros 50% serão divididos nas outras cidades distantes 50 quilômetros daquele terreno”, informa Pauliki. O deputado não revelou, por enquanto, qual o município que irá sediar o projeto, já que ele quer a aprovação do governo, na próxima terça-feira, para revelar. Mas garante que as negociações com o município estão avançadas e praticamente tudo pronto para ser colocado em prática.

As áreas a serem escolhidas são, de preferência, próximo a complexos industriais, que possam atrair indústrias satélites. E o fato de ter um complexo regional, segundo Pauliki, acaba reduzindo as guerras fiscais entre os municípios, que acaba, por vezes, até atrapalhando na busca pelos investimentos. “A principal intenção com esse projeto é o desenvolvimento regional. Não adianta desenvolver só uma cidade”, explica, lembrando que isso pode criar ‘bolsões de pobreza’ nas grandes cidades, pela migração da população das pequenas cidades para as que recebem mais investimentos. Com isso, também será desenvolvido um projeto de desenvolvimento da mão de obra, para que os próprios moradores da região beneficiada possam ser empregados.

Conforme esclarece o deputado, com a nova fase do Programa Paraná Competitivo, não só indústria, mas também outros segmentos poderão se instalar neste parque industrial regional. E o projeto, mesmo que ainda como um ‘protótipo’, já está sendo apresentado a investidores internacionais. “O Governador Beto Richa está em Londres, expondo os potenciais do Paraná. E tem um pessoal nosso junto da APD levando esse projeto, mesmo que em fase de adaptação e sem a aprovação, para a Inglaterra e apresentando suas diretrizes”, conclui.   

Melhor exemplo do projeto já está na região

O modelo de desenvolvimento do projeto já existe em outros países e em outros estados, como em Goiás e no Mato Grosso. Porém, o melhor exemplo, segundo ele, está na própria região dos Campos Gerais. “Isso já acontece em Ortigueira. O melhor exemplo é o Projeto Puma, da Klabin, que há a divisão do ICMS, em que 50% fica com Ortigueira e o restante é dividido entre as outras cidades da região”, informa.

E, segundo Pauliki, há a intenção de criar, ainda outros distritos semelhantes também em outras regiões. “Pretendemos identificar a oportunidade em outras cidades, para criar cinco ou seis distritos regionais no Paraná”, completa o presidente da Comissão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE