PUBLICIDADE

Cresce a procura por uniformes escolares

Com a proximidade do início das aulas, movimento nas lojas de uniformes escolares, assim como os pedidos para as malharias, é crescente. Apesar da grande procura na semana, perspectiva é de lojas lotadas a partir da próxima. Recomendação é antecipar as compras

Faltando menos de um mês para o início das aulas em algumas escolas de Ponta Grossa, a procura pelos uniformes escolares está bastante intensa nesta semana. Contudo, com o adiantamento do pagamento de impostos, há o temor de uma retração de vendas, pelo menos neste início de ano. Além do crescimento na opção pelo pagamento parcelado, os pais devem deixar para comprar peças de inverno mais próximo da estação.

“Nosso movimento já aumentou em 30%, principalmente pelas escolas particulares, que vão começar mais cedo, algumas no dia primeiro de fevereiro. Hoje, um pedido personalizado está levando 20 dias para ser entregue, mas a medida que o prazo passa e cresce a procura, o prazo cresce também”, relata Viviane Weber, gerente da Mil Cores. Para se preparar para esse movimento, a Mil Cores, por exemplo, realizou a contratação de mais cinco pessoas - uma para a loja e quatro para a confecção.

Flávio Antonio Pauluk, sócio-proprietário da Casa Bonsucesso, reconhece um grande movimento, mas afirma que mais pessoas devem comprar a partir da próxima semana. Por isso, a indicação é que, quem puder, faça a antecipação das compras. “Mais é na segunda quinzena. Quando está mais próximo do início o movimento aumenta bastante”, esclarece.

Em relação aos preços, não houve tanta alteração quanto nos materiais escolares. “Houve um pequeno aumento, até pela reposição da inflação, que foi de 10,6%. A matéria prima sobe, houve um aumento nos insumos nessa faixa; e o custo da mão de obra, já que o piso salarial subiu nessa faixa também”, diz Pauluk. Diante da ‘segurada’ no consumo, para aquecer as vendas, a Mil Cores
não aplicou aumento. “Esta-mos mantendo o preço do ano passado”, completa Viviane.

IPTU e IPVA
Antecipação dos impostos pode trazer retração nas vendas
As vendas podem apresentar uma queda neste início de ano, mas podem ser recuperadas nos próximos meses. Isso ocorre em função do aumento no número de contas para pagar em janeiro, como o IPTU, IPVA e Seguro Obrigatório. “O que mais sai são calças e camisetas. Quem levava duas ou três está levando uma, para o começo das aulas, e depois comprar mais”, diz Viviane. Para Pauluk, blusas e agasalhos deverão ser adquiridas dentro de alguns meses. “Pode ser que aconteça redução nos artigos mais pesados de inverno, como moletom e jaquetas, em função dos aumentos nos gastos com outras coisas, e deixem para comprar mais próximo da estação”, relata.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE